Na última sexta-feira (27), em uma reunião com a presença do prefeito Dudy, a primeira-dama dona Ilma e representantes de diversos setores da cidade, foram definidos os detalhes do cronograma para a Festa da Virada em Ipirá. O evento promete ser mais seguro e acessível, com novas medidas de organização e proteção para todos os participantes.
Fechamento da Praça e Interdições no Trânsito
A festa ocorrerá na praça principal da cidade, que passará por um fechamento parcial no dia 31 de dezembro, a partir das 17h. A interdição de veículos começará na rua Ruy Barbosa, a partir do segundo calçadão, e será estendida a outras ruas próximas. A rua Benedito Navarro terá fechamento na esquina do beco do Sicoob, enquanto a rua Landulfo Alves será bloqueada na altura da Igreja Evangélica. Além disso, as esquinas das ruas Aida Cury e Joaquim Elias Madeireira também serão interditadas. Motoristas devem procurar vias alternativas para evitar o tráfego na praça José Leão dos Santos.
Proibição de Garrafas de Vidro
Uma das medidas de segurança da festa será a proibição de entrada e comercialização de bebidas em garrafas de vidro dentro do circuito do evento. Agentes da Polícia Militar, em conjunto com a equipe de segurança, farão revistas nos participantes e nas barracas de vendas. O objetivo é prevenir acidentes e garantir maior segurança durante a festividade.
Fogos de Artifício Sem Ruído
Seguindo as recomendações para o bem-estar de pessoas com autismo, idosos e animais, a queima de fogos de artifício será silenciosa. A tradicional explosão de fogos à meia-noite será substituída por fogos visuais, que durarão aproximadamente 10 minutos, sem causar barulho excessivo. Esta mudança visa proporcionar uma experiência mais inclusiva e confortável para todos.
Sistema de Segurança e Atendimento Médico
A segurança será reforçada durante todo o evento. O circuito da festa contará com a presença da 98ª CIPM e das polícias especiais da PM, que terão uma base fixa no Colégio Alzira Bela. Para atender possíveis emergências médicas, a ABOMPROCI disponibilizará duas equipes de socorristas circulando pelo evento e uma base na sede do CEU, próximo ao Mercado de Arte.