Estudantes de Morro do Chapéu realizam gincana e exposições de produtos típicos da região

Os alunos dos cursos técnicos do Centro Territorial de Educação Profissional da Chapada Diamantina II (Cetep), localizado em Morro do Chapéu, no centro norte baiano, também aderiram ao movimento #TransformaÊ. Na unidade, a ‘Virada Educacional Bahia aconteceu na quinta-feira (28), com diversas atividades realizadas durante 12 horas consecutivas. A programação do evento aberto ao público contou com gincana, apresentações culturais, pintura do muro externo da unidade, exposições de projetos, estandes de instituições parceiras e a feirinha do Cetep, com direito a degustação e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

Para a diretora do Cetep, Milena Paula de Moura, o evento foi essencial para promover a integração dos estudantes com a comunidade. “Eles realmente se inspiraram no tema ‘Tomando partido pela escola’, pois se envolveram muito nas atividades e mostraram que a escola é muito importante para a vida deles. As tarefas da gincana foram focadas na ação social através da arrecadação de alimentos e de fraudas que serão doados para famílias carentes da cidade”.

O estudante Josevaldo de Araújo Júnior, 19, que faz o curso técnico em Agroecologia, aproveitou a feira instalada no evento para expor e comercializar os produtos produzidos por ele e seus pais, que são agricultores familiares. “Gostei muito desta oportunidade porque as pessoas podem provar os nossos produtos e conhecer o trabalho desenvolvido. No estande, foram expostas hortaliças, leguminosas e outros produtos como aipim, batata doce e andu”. O jovem produtor alia o conhecimento técnico à tradição local.

Amédia Ispael Gonçalves, 38, do curso técnico em Alimentos, disse que o evento serviu para a troca de experiências com a comunidade. “Nos nossos dois estandes temáticos, explicamos como é realizado o trabalho de um técnico em Alimentos dentro da Vigilância Sanitária. Além disso, fizemos uma exposição de experimentos culinários com produtos fabricados com alimentos produzidos na nossa região, a exemplo de licuri, mandacaru, chuchu, polvilho e outros”. Ela expôs seu bolo de licuri com rapadura, que considera “muito saboroso”.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *