Começam os atendimentos para cirurgia de catarata em Itaberaba

Começaram, na manhã desta segunda-feira (14), as primeiras consultas para a realização de cirurgias para tratamento de catarata. A expectativa é de que, nesta primeira etapa, cerca de 50 pessoas sejam tratadas, todos os meses. Posteriormente, o número de vagas será ampliado, possibilitando o atendimento de mais pessoas.

Os atendimentos estão sendo realizados na Clínica Nossa Senhora de Brotas, localizada na Avenida Barão do Rio Branco (em frente ao antigo Clube Social de Itaberaba). O agendamento de consulta é feito diretamente no setor de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que fica ao lado do Centro Médico Especializado (CME), na Praça Josenildo Miguel de Brito (Praça do Coqueiro), de segunda a sexta-feira.
Para agendar seu atendimento, os interessados devem se dirigir ao TFD tendo em mãos os seguintes documentos, originais – com duas (02) cópias de cada. São eles: R. G., CPF, comprovante de residência (atualizado), cartão do SUS, além de um número de telefone para contato e da ‘solicitação de consulta oftalmológica’, sendo que, esta última exigência, não se aplica a pacientes com 60 anos ou mais.
Segundo o coordenador do TFD, Cristiano Neves, até a última sexta-feira (11), 41 pessoas já haviam agendado a sua consulta para o mês de maio. Nesta manhã, o TFD funcionou com um posto avançado na própria clínica que está realizando os atendimentos, para auxiliar os interessados com informações importantes. Amanhã, o serviço volta a funcionar integralmente em sua sede.

Segundo ele, todas as pessoas que compareceram à clínica, hoje pela manhã, foram atendidas ou tiveram as suas consultas agendadas. “É importante ressaltar que não se trata de ‘mutirão’ e sim de um convênio, através do qual serão disponibilizados, mensalmente, 50 atendimentos oftalmológicos para pacientes diagnosticados com catarata, moradores de Itaberaba”, disse o coordenador. A agenda de cirurgias ainda não foi divulgada.

O tratamento de catarata em nosso município é fruto do trabalho sério e responsável da gestão Cidade de Todos que, por meio de convênio firmado entre a Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (Sesab), reafirma o compromisso de cuidar da vida das pessoas, ampliando, cada vez mais, o acesso à saúde gratuita e de qualidade.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *