• Home
  • Cidades
  •  COATO movimenta Lençóis com espetáculo e laboratório de criação

 COATO movimenta Lençóis com espetáculo e laboratório de criação

O COATO Coletivo inicia a circulação do projeto Território Expandido: Arte Local e Global por Lençóis, na Chapada Diamantina, com duas ações principais: o Laboratório de Experimentação Cênica – Lab.Ex, de 4 a 6 de agosto, e a circulação comemorativa do espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, nos dias 9 e 10, às 19h. As atividades marcam a retomada do grupo e integram também a programação da Caravana FESTAC – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, parceiro desde os primeiros anos do coletivo. 

O Lab.Ex é um espaço de criação colaborativa e formação artística que convida artistas em formação a mergulharem em processos poéticos baseados no conceito de corpo-arquivo, com uso de tecnologias acessíveis como câmeras de celular, projeções e sons em tempo real. A formação culmina, no dia 7, em uma mostra performativa aberta ao público no prédio do IPHAN, com micro-performances autorais. As inscrições para o Lab.Ex estão abertas e podem ser realizada por meio de formulário virtual (https://docs.google.com/forms/d/1RjBQFZvo3xRcuHKdT3VOsn3SyRSMOOm4E0GaV9vpBPM/edit), disponível na bio do Instagram do coletivo (@coatocoletivo). 

Foto Giovani Rufino

Na mesma semana, o grupo apresenta no Anfiteatro Orlando Senna (Espaço EcoViva) o espetáculo Arquivo 64/15 – Porões da Ditadura, obra-síntese de sua pesquisa em teatro e política. Criado em 2015 e atualizado para 2025, o trabalho estabelece conexões entre o regime militar (1964–1985) e os embates políticos contemporâneos, evocando temas como repressão, desaparecimentos forçados e democracia. As apresentações terão entrada gratuita e acessibilidade em Libras e Audiodescrição, com sessões voltadas prioritariamente a estudantes da rede pública e seguidas de rodas de conversa.

Território Expandido: Arte Local e Global é um projeto de circulação, formação e criação artística que percorre as cidades de Lençóis, Barreiras, Cachoeira e Salvador, entre agosto e novembro de 2025. A iniciativa busca ativar espaços simbólicos entre o interior e a capital, fortalecer os vínculos do grupo com seus territórios de origem e dar início ao processo criativo do novo espetáculo SEM TERRA, com estreia prevista para 2026.

Fundado em 2013, na Escola de Teatro da UFBA, o COATO Coletivo desenvolve uma poética baseada na criação compartilhada, no cruzamento de linguagens e na relação entre arte e política. Entre seus principais trabalhos estão Estrelas DerramadasMaçãEu é OutroInimigos e Após, além da realização do Lab.Ex e do mini festival Liquidificador de Mídias.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Veja também

Bahia inicia oficinas do PAS Nordeste com foco na agricultura familiar na Chapada Diamantina

Bahia inicia oficinas do PAS Nordeste com foco na agricultura familiar na Chapada Diamantina

A Bahia deu início à implementação do Programa de Produção e Consumo de Alimentos Saudáveis (PAS Nordeste) com…

PorByValago 2, 2025
Itaberaba será contemplada com 300 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha

Itaberaba será contemplada com 300 unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha

O município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi incluído na nova etapa do programa federal Minha Casa Minha…

PorByValago 1, 2025