Cinco novas reservas ambientais são criadas na Chapada Diamantina

Cinco propriedades rurais localizadas em Jacobina, cidade do norte da Chapada Diamantina, na Bahia, foram transformadas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). A criação das unidades de conservação privada foi oficializada por meio de portarias publicadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no Diário Oficial do Estado da Bahia, na quarta-feira (1º). 

De acordo com o Ministério Público da Bahia, o município agora conta com mais de 202 hectares protegidos. O promotor de Justiça Pablo Almeida explica que as reservas resultam de termos de compromisso assinados entre os proprietários das terras, Adroaldo Ribeiro Araújo e Elione Muritiba Araújo, e o Ministério Público estadual, por meio do programa do planejamento estratégico ‘Floresta Legal’.

Essas cinco RPPNs se somam a outras sete existentes no município de Jacobina, criadas em novembro de 2018, totalizando 12 já criadas com o apoio do ‘Floresta Legal’ na cidade. 

As Reservas Particulares são unidades de conservação privadas, reguladas pela Lei Estadual da Bahia nº 10.431/2006 e Lei Federal nº 9.985/2000, e, juntamente com o Parque Municipal das Macaqueiras – Unidade de Conservação Pública, integram importante corredor de biodiversidade, formando mosaico de áreas protegidas na cidade. 

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.