Chapada Diamantina pode ganhar nova universidade federal

O apoio à criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina continua ganhando força. Dessa vez, a Câmara Municipal de Morro do Chapéu, aprovou uma moção de apoio ao projeto. Liderado pelo Consórcio Chapada Forte e pelo Colegiado Territorial da Chapada Diamantina, o movimento conta com o respaldo de 29 prefeitos e prefeitas da região.

A proposta da universidade foi submetida ao Governo Federal por meio do PPA Participativo, uma plataforma de participação popular no Plano Plurianual da União. A chegada da UFCD representa uma oportunidade de desenvolvimento educacional e econômico para mais de um milhão de habitantes na área da Chapada Diamantina.

Em agosto, a proposta da UFCD foi uma das mais votadas no PPA Participativo, com 4.074 votos, tornando-se a segunda mais votada para criação de universidades federais no Brasil. Agora, a iniciativa aguarda análise e resposta por parte do Governo Federal.

A Universidade Federal da Chapada Diamantina busca criar uma estrutura multicampi, com unidades distribuídas em diversos municípios da região.

O projeto tem como objetivo centralizar esforços para ampliar o acesso à educação superior em territórios de grande relevância social, econômica e ambiental. Além disso, visa reforçar o êxodo estudantil e proporcionar condições mais acessíveis aos jovens na busca de formação acadêmica.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.