Chapada Diamantina ganha subcomitê para prevenir e combater incêndios

Para antecipar e intensificar as ações de combate às queimadas na Chapada Diamantina, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), lançou nesta quinta-feira (9), na Chapada Diamantina, o Subcomitê de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. O evento foi uma iniciativa do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia e aconteceu na Casa Afrânio Peixoto, no município de Lençóis, a 410 quilômetros de Salvador.

Coordenado pelo secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o evento reuniu a prefeita Moema Maciel, a secretária municipal de Saúde, Caroline Viana, os secretários de Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Yglesias, de Jacobina, Ivanilton de Araújo, e de Piatã, Gerans Santos, além de brigadistas da Chapada Diamantina e representantes do comitê estadual.
A ideia, segundo Spengler, é que se institua também um núcleo coordenador, composto pelo comando do Corpo de Bombeiros, representantes da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cipa), Parque Nacional da Chapada, da prefeitura, Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e da brigada voluntária. “Esse núcleo facilitará a comunicação entre os diversos atores sociais que estão na linha de frente do combate”.
Convênio
Uma minuta de convênio para repasse de recursos às brigadas e às prefeituras está sendo elaborada. “Os recursos disponibilizados pela Sema e o Inema chegarão a R$ 2,5 milhões, para uso nas ações de combate e prevenção de incêndios”, disse Spengler.

O secretário do Meio Ambiente de Lençóis, Andrés Yglesias, destacou a importância do subcomitê na cidade, pois “as queimadas, na Chapada, estão se tornando cada vez mais recorrentes e perigosas. Com a criação do subcomitê, haverá parceria mais afinada entre prefeitura e governo e ficará mais fácil resolver esses problemas”.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Para o brigadista voluntário do município de Mucugê, Wellington Camandamba, o subcomitê vai beneficiar toda a região. “Antigamente o representante da brigada tinha que ir até Salvador para solicitar qualquer tipo de apoio ao Estado. Espero que, agora, os brigadistas passem a executar os trabalhos de forma mais prática, rápida e objetiva”. No dia 6 de junho próximo, o secretário fará o lançamento do segundo subcomitê, no município de Barreiras.

    Bahia sem Fogo vai criar mais 15 brigadas ambientais volutárias

    Em 2013, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia sem Fogo, formará mais 15 brigadas ambientais voluntárias, com destaque para a primeira brigada indígena da Bahia, em Aticum. Entre os municípios baianos que serão contemplados com o grupamento estão Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Santo Amaro, Barreiras, Angical, Tabocas do Brejo Velho, Santa Maria da Vitória, Jaborandi e Iraquara.
    O conteúdo programático dos cursos inclui aulas práticas e teóricas de prevenção, fiscalização, educação ambiental, primeiros socorros e combate a incêndios florestais. A atividade, com duração de 40 horas, será voltada para agentes comunitários, lideranças locais, servidores municipais, representantes de sindicatos e associações rurais e organizações não governamentais.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.