A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está reformando o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), o que inclui a qualificação dos espaços como os canteiros, jardins e a recepção, nova pintura em todo o ambiente, revisão de instalações elétricas, além da compra de seis máquinas de costura para a oferta de curso de capacitação para os usuários do serviço e seus familiares.
A reforma tem a finalidade de qualificar o ambiente apar melhor acolher os usuários do Serviço.
Segundo Benito Cerqueira, coordenador do Centro, os investimentos estão sendo realizados com recursos próprios do município e têm a finalidade de revitalizar o ambiente para melhor acolher os usuários do serviço e todos os que lá trabalham. “Essa ação, com certeza, irá melhorar ainda mais o serviço de acolhimento que oferecemos aqui, tornando o ambiente mais saudável tanto para os pacientes quanto para a equipe”, observou.
Ele destacou, ainda, a parceria com o Centro Municipal de Qualificação Profissional e Social (CMQPS), através do qual o Centro estará promovendo os cursos de capacitação em Corte e Costura, para usuários do serviço e seus familiares. “Buscamos sempre associar nossas práticas terapêuticas a atividades que promovam o desenvolvimento completo do ser humano, sempre buscando ampliar o horizonte das pessoas, inserindo-as social e economicamente na sociedade”, disse o coordenador.
O CAPS de Itaberaba fica localizado na Rua Manoel Andrade Sampaio, 1. 239, na Urbis, e atende a mais de 400 pessoas por mês. Deste total, 50% são de usuários que frequentam o Centro regularmente. A unidade conta, ainda, com uma equipe multidisciplinar formada por mais de 30 profissionais, incluindo técnicos de referência (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais), e pessoal de apoio.