Barras de cereais e frutas desidratadas de Itaberaba são destaques no Bahia Rural Contemporânea

Abacaxi, salada de frutas, licuri, castanha, banana com umbu e jaca com coco são alguns sabores de barrinhas de cereais que os visitantes encontram na VII Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII Febafes), evento que integra a primeira edição do Bahia Rural Contemporânea, que a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR) realiza até domingo (4), em paralelo à Fenagro 2016, no Parque de Exposições de Salvador.

Bahiarural Coopaita, de Itaberaba, utiliza produtos da agricultura familiar, como o abacaxi, para fazer as barrinhas
Bahiarural
Coopaita, de Itaberaba, utiliza produtos da agricultura familiar, como o abacaxi, para fazer as barrinhas

As barrinhas de cereais Naturita são produzidas pela Cooperativa Agroindustrial do município de Itaberaba (Coopaita), no Território Piemonte do Paraguaçu, que utiliza produtos da agricultura familiar, agregando valor e gerando emprego e renda na cadeia produtiva da fruticultura. A gerente comercial da Coopaita, Tatiana Santos, afirma que o objetivo da produção de barras de cereais é fazer essa integração entre cooperativas, para valorizar os produtos da agricultura familiar e estimular o agricultor familiar a trabalhar, sabendo aonde vai colocar o produto dele. “Nós utilizamos o mel de Ibotirama, a castanha de Ribeira do Pombal, o doce de umbu de Uauá e Manoel Vitorino, ou seja, essas barras de cereais têm um pedaço de cada canto dessa Bahia”.

bahiarural3

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    O nutricionista, Iuri Lima, que trabalha na Coopaita, explica que o consumo de barras de cereais é importante por ser “rica em proteína e em fibra, vem da agricultura familiar e gera renda ao pequeno produtor”. Segundo ela, saborear esse produto em horas estratégicas contribui para que, no momento da refeição principal (café, almoço ou jantar), a ingestão de alimentos não seja realizada de maneira exagerada.

    Outro carro chefe da produção da Coopaita são as frutas desidratadas, que, após embalada, tem uma vida útil para consumo, de aproximadamente um ano. “O processo é bem rápido – a gente higieniza a fruta, seja abacaxi ou banana, descasca, corta e coloca no desidratador, retira toda água, porque quanto mais líquido um fruto tem, mais fácil de se deteriorar “.

    Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR)
    Áudio:

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *