Agricultura familiar é destaque na ExpoVale que acontece em Itaberaba até esta segunda-feira

Com um público diário de cerca de cinco mil pessoas, a II Exposição Agropecuária do Vale do Médio Paraguaçu (ExpoVale), segue até a esta segunda-feira (26), em Itaberaba, data em que o município celebra o 141º ano de emancipação. O evento, organizado pela Prefeitura municipal de Itaberaba, em parceria com o Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais, acontece no Parque de Exposições Luiz Bezerra.

Durante a II Expovale acontece a 2ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, que reúne expositores de todo o Território do Piemonte do Paraguaçu, e de agricultores familiares de 18 municípios, dentre eles de Wagner e Utinga, que além dos Indígenas Payayá são representados expressivamente pelo Movimento Sem Terra. A Cooperativa dos Produtores Rurais de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), do município de Iaçu, apresenta e comercializa a produção de frutas desidratadas como abacaxi, mamão e melão.

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, e o vice-governador e secretário de Planejamento (Seplan), João Leão, participaram neste sábado (24), da abertura da feira. Rodrigues, destacou a ampliação do número de estandes dessa edição que triplicou, aumentando a quantidade de animais em exposição, inclusive abrangendo outros estados. Ele observou também o número de negócios realizados e a diversidade de atrações no evento, em especial, a área reservada para a exposição de produtos da agricultura familiar e reforma agrária.

“Para nós é muito importante ver uma exposição e feira da agricultura familiar, no seu segundo ano, crescer de uma forma tão exuberante, com o esforço da Prefeitura e Secretaria de Agricultura, que, em parceria com o Governo do Estado, por meio da SDR, vem promovendo a organização e o fortalecimento da agricultura familiar no município e no território. É uma alegria ver a grandeza da agricultura familiar na participação dessas exposições agropecuárias, com o tamanho e a qualidade, divulgando, comercializando e gerando renda”, destacou Jerônimo Rodrigues, titular da SDR.

SETAF em ação
Os visitantes da ExpoVle também podem contam com um espaço do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) Piemonte do Paraguaçu, unidade da da SDR, onde técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR) e da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), apresentam e esclarecem dúvidas sobre ações do Governo do Estado em execução, a exemplo dos editais do Bahia Produtiva, lançados no mês de fevereiro e com inscrições abertas e do serviço de assistência técnica e extensão rural (ATER), além de mutirão para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    A SDR também apoiou a vinda de caravanas de agricultores familiares de outros municípios, com o objetivo de promover intercâmbio e troca de experiências entre os participantes.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *