As escolas da rede estadual do Território Piemonte do Paraguaçu estão mobilizadas para a realização das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025, que seguem sendo aplicadas até o dia 31 de outubro em todo o país.
A ação, coordenada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e acompanhada pelo Núcleo Territorial de Educação (NTE 14), envolve colégios de todos os municípios do território e tem como objetivo garantir a ampla participação dos estudantes nas avaliações externas.
O SAEB é a principal avaliação nacional promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e tem a finalidade de produzir indicadores que auxiliam na compreensão e no aprimoramento da educação pública brasileira.
As provas verificam o desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além de aplicar questionários a professores, gestores e equipes pedagógicas.

Segundo a diretora do NTE 14, Valdeci Santana, a mobilização no território tem contado com o empenho das equipes escolares e com o apoio das Diretorias Regionais da SEC. “Estamos acompanhando de perto o andamento das avaliações, visitando escolas e incentivando os estudantes a participarem com responsabilidade e compromisso. Essa é uma importante oportunidade para que possamos identificar avanços e desafios no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o trabalho pedagógico desenvolvido nas nossas escolas”, destacou.
A aplicação das provas do SAEB no Piemonte do Paraguaçu abrange estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Em diversas unidades escolares, professores e gestores têm promovido momentos de orientação e preparação dos alunos, reforçando o papel da avaliação como instrumento para o aprimoramento da qualidade da educação.

No Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, em Santa Terezinha, a prova será aplicada na quinta-feira (23) a diretora Emília Lobo destacou a importância do engajamento coletivo. “A escola inteira está envolvida no processo. Os professores vêm revisando conteúdos e motivando os estudantes, e percebemos um sentimento de valorização do que é aprendido em sala de aula. Essa mobilização mostra que todos fazem parte da construção de uma educação pública cada vez melhor”, afirmou. Na avaliação estadual, o SABE, o colégio foi um dos destaques com 100% de participação e forte engajamento dos estudantes. A diretora diz que espera repetir o sucesso no SAEB.
A Secretaria da Educação da Bahia, Rowenna Brito, reforça que o SAEB, aplicado a cada dois anos, é fundamental para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), servindo como um termômetro da qualidade educacional e como referência para o planejamento de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ensino em todo o Estado.
_Charles Gean Oliveira – Assessoria de Comunicação – NTE 14_
_Secretaria da Educação do Estado da Bahia_
_Fotos: Gisele Passos_

