A partir desta segunda-feira (11), a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) passa a ser emitida em todas as unidades do SAC na Bahia. A novidade foi anunciada pelo órgão nesta sexta-feira (8), após quatro meses de operação inicial em algumas localidades. Além das unidades que já ofereciam o serviço, o novo documento agora estará disponível também nos Pontos SAC de Bom Jesus da Lapa, Cocos, Central, Luís Eduardo Magalhães, Mucugê, Pilão Arcado, Remanso, Santa Maria da Vitória, Sento Sé, Tapiramutá e Xique-Xique. Ao todo, são 90 unidades da rede no estado, incluindo as três carretas do SAC Móvel.
Para solicitar a CIN, é necessário fazer agendamento prévio, que pode ser realizado pelo aplicativo SAC Digital, pelo site ba.gov.br, ou pelos números do call center: (71) 4020-5353 (celular) e 0800 071 5353 (telefone fixo).
A primeira via da CIN é gratuita e o CPF passa a ser o número único de identificação no documento. Para obtê-la, é preciso apresentar a certidão de nascimento ou de estado civil (original) e, se estiver plastificada, também uma cópia. A CIN permite a inclusão de informações adicionais, como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, certificado militar, condições de saúde, tipo sanguíneo, fator RH, opção de doação de órgãos e nome social, caso o cidadão deseje.
O novo documento também oferece a versão digital, que estará disponível no site GOV.BR três dias após a impressão. O documento físico vem com um QR Code para autenticação.
O RG antigo continuará válido até 28 de fevereiro de 2032. A CIN tem validade diferenciada conforme a faixa etária: 5 anos para menores de 12 anos, 10 anos para pessoas de 12 a 60 anos, e validade indeterminada para maiores de 60 anos.