Prefeitura de Itaberaba promove neste sábado (17) Projeto Praça da Cultura com música, exposição, gastronomia e literatura

Está chegando a hora de mais uma edição do projeto Praça da Cultura: música, artesanato, poesia, artes plásticas, artes visuais e gastronomia, tudo num só lugar e o melhor, de graça. No próximo sábado (17), acontecerá a 2ª edição do Projeto Praça da Cultura intitulado de Feira do Rosário, a partir das 15h na Praça do Rosário, localizada no Centro Histórico de Itaberaba.

MÚSICA

Lucas de Gal é percussionista, compositor e arte educador, graduado pela universidade Federal da Bahia e especializado no ensino de arte e música, mestrando em dança pela UFBA, músico a mais de 20 anos, já acompanhou artistas em turnês nacionais e internacionais, atualmente é membro da orquestra afro Sinfônica e atua também como músico técnico na escola de dança da Ufba.

Já acompanhou artistas como Claudia Leitte, Matheus Aleluia, Orquestra Sinfônica da Bahia, Pepeu Gomes,Gerônimo Santana, Edson Cordeiro, lazzo Matumbi dentre outros.

Coral Vozes do Sertão – A ideia do coral surge em parceria com a Associação das Mulheres da CONCIC (AMBAC), juntamente com o CRAS II e a Secretaria da Cultura, e leva ao público um repertório variado. “A ideia é estender esse projeto para todos os bairros da cidade”, disse ao Jornal da Chapada o professor, artista musical e literário, João Carlos. Cantor e compositor.Ele é instrutor de técnicas vocais e de canto coral do grupo.

DJ Jota Mix – Atuando a mais de 30 anos como DJ, nesse período trabalhou com eventos sociais, sonorização de bandas e estúdio de gravação, onde realizou diversos trabalhos para artistas, Jingles políticos e publicitários que foram veiculados em emissoras de rádio e TV. Nos últimos 5 anos mantem um canal no Youtube onde passa todo seu conhecimento técnico nas áreas de sonorização, estúdio e DJ, e fazendo diversos reviews de equipamentos de áudio e vídeo. Contatos: e-mail: [email protected] Cel. (75) 99139-7049. Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/djjotamix1970 / Instagram: @josenildo_pimentel

Beto Júnior e sua voz potente! Beto nasceu em Candeias/BA e cresceu em Salvador, capital baiana. Cantor e compositor, iniciou sua vida na música em 2000 onde passou por vários estilos musicais, tendo sua primeira música gravada no estúdio Pierre Onassis.
Danilo Reis é Professor, escritor, poeta e cantor. Filho de Suely Reis de Matos Oliveira e Domingos Barbosa de Oliveira, nasceu em Itaberaba em 08 de junho de 1990, onde reside desde então. Formado em Magistério, licenciado em Pedagogia e Bacharel em Direito pela UNEB, licenciado em Letras: Português/Inglês pela UNIFAVENI e especialista em História da Cultura Afro-brasileira, Linguagens, suas tecnologias e mundo trabalho e, Ciências Humanas e sociais aplicadas ao mundo do trabalho. Atua como professor nas redes de Itaberaba e Ruy Barbosa – Ba. Em sua produção literária utiliza histórias do repertório cultural itaberabense, como em seus cordéis “O julgamento de Nossa Senhora” e “A toca do velho Antero”. Atuou como “O Bispo” no filme curta-metragem “Do infinito a diante” de Fabrício Apache. Atuou ainda como Gerente da Biblioteca Municipal de Itaberaba.

Ramon Moraes nasceu em Santo Antônio de Jesus-BA. É ex-gerente de fomento cultural do município de Itaberaba-BA, músico, cantor, compositor, produtor cultural, produtor fonográfico e arte-educador. Em sua carreira de artista, já trabalhou em shows, composições e gravações ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional como: Saulo Fernandes, Gabi Guedes, Peu Meurray, Maestro Ubiratan Marques e Inês Loubet. Em 2020, gravou seu primeiro disco solo autoral (Quarentine Vibes) fruto de um projeto de intercâmbio cultural entre artistas baianos e europeus. Este disco foi reconhecido nacionalmente através do Prêmio Profissionais da Música, onde Ramon Moraes representou Itaberaba-BA, na categoria Autor/Compositor com a sua indicação ao prêmio nacional. Na primeira edição do “Pôr do Monte”, Ramon apresentará um pouco do seu trabalho autoral além de revisitar clássicos da Música Popular Brasileira.

POESIA E EXPOSIÇÃO DE LIVROS
Elton Magalhães nasceu em Castro Alves-BA, em 19 de novembro, no dia da Literatura de Cordel. É poeta, cordelista, músico, mestre em Literatura e professor do Instituto Federal Baiano (campus Itaberaba). Foi o idealizador do Sarau do Container, evento que aconteceu na cidade de Itaberaba durante todo o ano de 2019 até chegar a pandemia. Tem 3 livros publicados, além de diversos folhetos de cordel, organizou mais 3 livros e 2 edições da Revista Pandora. Já participou de diversas festas literárias no estado da Bahia, foi colunista do programa “Sacada Cultural” da Rádio Brasil Atual (SP) e já colaborou com textos em cordel para o Jornal Correio*. Realiza oficinas e palestras de Cordel pelas escolas e universidades da Bahia e do Brasil. 
Filipe Augusto Barreto Rangel é historiador e aquarelista, nasceu e viveu a maior parte de sua vida em Itaberaba, interior da Bahia. Dedica-se a temas como cultura e religiosidade popular dos interiores do Brasil.

Livro: Contatos na Chapada Diamantina 

Autor: Adolfino Neto

Adolfino Alves Pereira Neto é baiano, administrador, especialista em logística, professor e consultor. Apesar de não ser escritor de profissão, o desejo de escrever este livro já estava enraizado desde criança quando imaginava como seria a vida em outro planeta. O primeiro contato com a Chapada Diamantina aconteceu em 1986 quando visitou a região pela primeira vez e foi amor à primeira vista. A obra convida o leitor a uma trama intensa, que envolve tensão, medo, euforia, mistérios, contatos com extraterrestres e curiosidade constante de saber o que ocorrerá nas próximas páginas. O cenário deslumbrante é parte essencial da história. A aventura se passa por rios, cachoeiras, lagos, cavernas, cânions e vales. A flora e a fauna, além de sítios arqueológicos com pinturas rupestres também compõem a rica paisagem do livro.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.