Fogo em vegetação em Lençóis é controlado após cinco dias

O incêndio em uma vegetação na cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, foi controlado após cinco dias de combate de bombeiros e brigadistas.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as equipes trabalharam com apoio de duas aeronaves modelo Air Tractor. A força-tarefa ainda fez a limpeza ao redor das áreas atingidas para evitar novas queimadas, conseguindo debelar as chamas que poderiam chegar às residências se não fossem contidas.

O Corpo de Bombeiros informou que após o controle do incêndio, o trabalho se concentra no monitoramento de toda a área atingida para verificar possíveis novos focos e reignições. As aparições de novas chamas podem acontecer devido à brasas e focos escondidos.

Diariamente, os bombeiros saem por volta das 5h e, na maioria das vezes, andam por alguns quilômetros para iniciar o trabalho de contenção das chamas.

“Os combates em algumas localidades da Chapada são difíceis por conta do terreno ser muito íngreme e com fissuras no chão, o que torna o acesso bem mais difícil e perigoso, exigindo ainda mais esforço físico e cautela dos bombeiros militares e brigadistas voluntários”, disse o major Bombeiro Militar (BM), Murilo Rocha, comandante da Base Chapada.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, pás, foices, mochilas costais, abafadores e sopradores são alguns dos equipamentos usados para a extinção das chamas. Os militares e brigadistas também percorrem todas as áreas atingidas e verificam o surgimento de possíveis novos focos.

Pelo ar, e com a orientação e coordenadas enviadas pelos bombeiros militares no terreno, os pilotos das aeronaves também verificavam possíveis focos e realizavam o lançamento de água que auxilia no resfriamento para que o pessoal no terreno possa agir.

O monitoramento da área dura em torno de 72 horas, a depender das condições climáticas, do tipo de terreno e de outros fatores que influenciam o comportamento dos incêndios florestais.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.