O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu, na manhã na manhã dessa terça-feira (10), a Segunda Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2020 (REPAC) de Itaberaba. O encontro reuniu representantes de órgão públicos, bem como líderes comunitários, de associações e representantes de outras entidades com a finalidade de dar transparência às ações empreendidas pelo IBGE no município, além de promover o conhecimento da metodologia e das ações em campo.
O REPAC foi realizado no Auditório Profª Floracy Alencar de Andrade Melo — anexo à Secretaria Municipal de Educação (Seduc). A mediação ficou por conta dos coordenadores — de Área e Subárea — do Censo 2020 em Itaberaba e região, Altino Pedreira Macedo Neto e Felipe Vasconcelos de Mello Vieira, respectivamente. Na oportunidade foram apresentados detalhes procedimentais do Censo 2020 que começa no mês de agosto e deve ser concluído em 90 dias.
O secretário municipal da Fazenda, Natanelson Miranda, destacou a importância do Censo Demográfico para o município, sobretudo em questões relacionadas ao financiamento público que depende desses dados para o cálculo dos repasses. “O financiamento público é afetado pelas informações coletadas pelo Censo. Todos os coeficientes de repasses financeiros, de áreas como de educação, saúde e ação social, por exemplo, são calculados a partir dos dados demográficos do Censo”, observou.
O Censo Demográfico é realizado a cada 10 anos e produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro. Para maiores informações sobre o Censo Demográfico 2020.
