Audiência Pública ouviu moradores sobre reforma da Praça de Alagoas

A Prefeitura de Itaberaba, através da Secretaria Municipal de Governo (Segov), promoveu, na noite dessa quarta-feira (25), Audiência Pública para ouvir a comunidade do Povoado de Alagoas sobre a reforma da Praça onde ficam a Igreja de Nossa Senhora das Graças e a Casa de Maria Milza, com o objetivo de ampliar o debate em torno das possibilidades de intervenção no espaço que, todos os anos, recebe milhares de pessoas de diversas partes do mundo.

O Prefeito Ricardo Mascarenhas participou da Audiência de Escuta, acompanhado por secretários municipais, pelos vereadores Gerson Almeida e Luciano Santana, e pela arquiteta Carol Caires, além de coordenadores, gerentes e demais colaboradores da gestão Cidade de Todos. Também participaram da Escuta, realizada na Casa de Márcia, o Frei Gilberto, familiares de Maria Milza (Mãezinha) e a comunidade em geral.

A oportunidade serviu para ampliar o debate sobre as possibilidades da reforma, uma vez que duas visões dividem opiniões. Para alguns, a reforma deve promover, apenas, melhoramentos no espaço, mantendo o seu aspecto atual — em respeito à memória de Mãezinha que, em vida, manifestou o desejo de manter o espaço com suas características originais.

Par outros moradores, no entanto, a reforma deve ser completa, incluindo a modernização total da infraestrutura do espaço — com pavimentação, jardinagem e urbanização — para melhor atender ao afluxo crescente de pessoas que, anualmente, se dirigem ao Povoado que integra, por sua vez, o Roteiro do Turismo Religioso do Estado e do Município.

Posteriormente, uma nova Audiência vai ser convocada para a apresentação de um Pré-projeto de Intervenção, elaborado a partir das ideias apresentadas pelos moradores na Escuta realizada ontem, para que a comunidade possa analisar e aprovar. Todo o processo está sendo conduzido de forma democrática e transparente, fortalecendo a participação popular na tomada de decisões.

Para o prefeito Ricardo Mascarenhas, foi um “momento superprodutivo, onde o sentimento dos moradores foi ouvido e que será decisivo para a construção do projeto. É a primeira vez que a gestão pública ouve os moradores sobre a revitalização da praça, e confesso que estou muito feliz que tenha sido a gente”, disse o gestor em seu perfil na rede social Facebook.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.