Um espaço para acolher a experiência da leitura em diálogo com escritores, vivências e personificações do texto em práticas sociais de leitura. A Feira Literária de Mucugê (Fligê) será aberta nesta quinta-feira, (15/08), reunindo na cidade de Mucugê um público seleto de autores e leitores até domingo, (18/08). O homenageado desta quarta edição é o poeta abolicionista Castro Alves. “Ano passado, a homenageada foi Conceição Evaristo. Tive a oportunidade de participar de uma mesa com ela. Momento muito importante para mim. Escritora fantástica, pessoa ímpar e de uma generosidade incrível”, recorda a escritora baiana Rita Queiroz, que participou das quatro edições do evento.
Este ano, Rita irá mediar a Mesa de Conversa no sábado, 17/08, às 14 horas, com a participação das escritoras Noemi Jaffe e Sarah Rebeca Kesley. “Vai ser uma honra mediar essa mesa com duas importantes autoras da literatura brasileira”. No mesmo dia, às 16 horas, Rita Queiroz participa de um Bate Papo com cinco integrantes da Confraria Poética Feminina, movimento criado no ano de 2015 com o intuito de discutir a autoria feminina. “Como em outras áreas, a mulher ainda tem um espaço menor que os homens na literatura”, analisa Queiroz. O movimento que nasceu da iniciativa de quatro mulheres, hoje, reúne 24 autoras. Cinco delas estarão em Mucugê. Além de Rita Queiroz, Ana Carol Cruz, Alexandra Patrocínio, Érica Azevedo e Palmira Heine.
A Fligê nasceu com o propósito de valorizar autores da nova geração e de diferentes linguagens que tem como matéria-prima a palavra. Um dos destaques da programação do evento é a Fligezinha. Com atividades lúdicas, brincadeiras, contação de estórias, teatro e música, as crianças têm um encontro marcado com a literatura. “Neste momento de tanto apelo para as redes sociais, é importante que os pais incentivem e proporcionem o contato das crianças com a literatura infantil desde a tenra idade”, defende Palmira Heine, que é também idealizadora do Coletivo de Autoras de Literatura Infantil e Infanto-Juvenil da Bahia (CALIIB). Na Fligezinha, Palmira Heine participará do Hora do Papo, na sexta, dia 16, às 14 horas, com o recém-lançado livro Mila, a pequena Sementinha.
Na mesma data, às 11 horas, Rita Queiroz também enriquece a programação dedicada ao público infanto-juvenil com seu livro de poesias Ciranda, Cirandinha: vamos brincar com Poesia?
