Ao participar, nesta quinta-feira (01/08/2019), do lançamento do programa Médicos pelo Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) criticou o formato do Mais Médicos, ação instituída pelos governos petistas com propósito semelhante, e disparou contra os profissionais cubanos. Segundo o chefe do Executivo, se ons, teriam salvado Hugo Chaves, ex-presidente da Venezuela, que morreu de câncer, após ser tratado em Havana.
“Se os cubanos fossem tão bons assim, teriam salvado a vida do Hugo Chavez. Não deu certo. Deu azar”, disse o presidente, que também se referiu ao tratamento contra o câncer feito pelos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. “Se eles fossem tão bons assim, Lula e Dilma teriam sido atendidos por cubanos e não por brasileiros”, prosseguiu Bolsonaro.
Famílias
Bolsonaro disse ainda quando o programa petista ignorou uma série de questões, e a principal delas teria sido o fato de que médicos de Cuba vieram para o Brasil sem poder trazer suas famílias.
“Os cubanos aqui não poderiam trazer seus familiares e quem é pai e quem é mãe sabe o que estou dizendo. Isso foi ignorado pelo PT. Por anos, mães e pais ficaram afastados de seus filhos. Uma questão humanitária que foi estuprada pelo PT”, criticou o presidente.