A Prefeitura de Itaberaba continua trabalhando, com responsabilidade e transparência, para ampliar o acesso à saúde pública e de qualidade em nosso município, reafirmando, a cada dia, o compromisso assumido de cuidar das pessoas melhorando a qualidade de vida de todos. Desta vez, a Gestão Cidade de Todos está reativando o serviço de cirurgias ortopédicas, paralisado há quatro anos.
Referência em saúde para mais de 250 mil pessoas, Itaberaba possui uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas — habilitada e qualificada, além do Hospital Geral de Itaberaba (HGI) reformado e com o Regional prestes a ser reaberto, no entanto enfrenta um problema grave: há quase quatro anos não realiza cirurgias ortopédicas, mesmo atendendo a pacientes tanto do próprio município quanto de outras cidades da região.
A Gestão Cidade de Todos vem há meses trabalhando para reativar este serviço, lutando para garantir os recursos necessários para sua manutenção, através do credenciamento junto à Secretaria de Estado da Saúde da Bahia (SESAB). Em contrapartida, reestruturou o HGI, investindo mais de 270 mil reais, provenientes de emendas parlamentares, na aquisição de novos equipamentos, a exemplo do foco cirúrgico, do carrinho de anestesia, de ventiladores mecânicos e monitores cardíacos.
O convênio já foi assinado e aguarda publicação no diário oficial. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (Sesau), em 40 dias as cirurgias ortopédicas voltam a ser realizadas. A Sesau observa ainda que, nesse primeiro momento, o serviço funcionará com uma estrutura mínima necessária, permanecendo assim até que o novo Hospital Regional seja inaugurado, para onde serão levados todos casos de maior complexidade.