Um incêndio atinge a vegetação serrana do município de Macaúbas, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, desde quinta-feira (25), informou a Secretaria de Meio Ambiente da cidade. Segundo o secretário José Hilton Almeida Lima, um agricultor teria colocado fogo em um pequeno pedaço de terra em sua propriedade, quando as chamas se alastraram para a encosta e tomaram maiores proporções.
“O agricultor foi colocar fogo na roça dele, a temperatura está alta na cidade e o vento arrastou. Tentamos combater, mobilizamos voluntários, mas o tempo está quente e é uma região de serra, com mata fechada, o que dificulta o acesso”, diz o secretário do meio ambiente, José Hilton.
Ainda segundo a Secretaria de Meio Ambiente, Macaúbas não tem Corpo de Bombeiros, mas uma equipe do município de Seabra foi acionada para auxiliar no combate ao incêndio. “Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras trabalham para apagar o fogo. Também fomos na rádio e convocamos a sociedade civil”, afirma José Hilton.
Incêndio atinge vegetação no município de Macaúbas, na BahiaAnimais fogem da mata em chamas
Morador da cidade há 30 anos, o empresário Alécio Brandão diz que está preocupado com a situação na região. “Tenho um blog onde divulguei a ação da Secretaria para mobilizar voluntários, mas acho que falta uma sensibilização maior. Já são cinco dias de mata queimando, é uma sensação de abandono muito grande, há animais de pequeno porte morrendo”, observa Alécio.
A Secretaria do Meio Ambiente de Macaúbas não soube informar a extensão do incêndio e aguarda para esta segunda-feira (29) a chegada do reforço de Seabra. “Não temos ainda um parâmetro, o fogo está se alastrando, os animais domésticos não foram atingidos, mas a perda maior é ambiental, da fauna e da flora que ainda não contabilizamos”, conclui José Hilton.