SANTA CASA DE ITABERABA IRÁ IMPLANTA HEMODIÁLISE ESSE ANO

O sofrimento dos pacientes que diariamente se submetem às sessões de diálise, depois de longas viagens para Feira de Santana ou Salvador, estão para alcançar a oportunidade de receber esse tipo de atendimento especializado no Hospital Regional Santa Casa de Itaberaba, ainda este ano.

É o que garante o jornalista Salvador Souza, secretário da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, entidade mantenedora daquele importante centro de saúde, após participar da reunião da Provedoria da Santa Casa com os dirigentes da APMI (Associação de Proteção Materno Infantil) que realiza os serviços hospitalares, junto com representantes da entidade parceira espanhola Fundação Xarxatecla, na noite de 8 de março, na secretaria do hospital. Todos os investimentos necessários para a implantação da Hemodiálise serão bancados pela APMI e o Instituto do Rim, um novo parceiro que se insere na execução do projeto, disponibilizando os profissionais especializados como nefrologista residente, além de investimentos financeiros. Salvador salienta que, neste contexto de implantação da Hemodiálise, a Santa Casa é também importante investidor, vez que reduziu significativamente os custos de aluguel na parceria com a APMI, visando assegurar os novos investimentos que se incorporarão ao patrimônio do hospital.

Apoio do estado
Os estudos técnicos especializados para implantação da Hemodiálise, desenvolvidos pela APMI e o Instituto do Rim, já foram aprovados e estão consolidados junto à Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, tendo o secretário Jorge Solla dado sinal verde para a implantação, para ainda este ano firmar a contratualização dos serviços de diálise com a APMI. Faltam apenas as obras de engenharia para as adaptações físicas no hospital, que estão à espera de liberação da ANVISA para que os serviços sejam Iniciados. O secretário Souza esclarece que os dirigentes da APMI deram uma previsão de início das obras para maio/junho, devendo a inauguração ocorrer em setembro/outubro deste ano.
Esforços da APMI
Salvador faz questão de destacar os esforços que vem sendo realizados pela APMI, para manter os serviços médicos do Hospital Santa Casa, que a cada dia cresce mais a procura, apesar da entidade receber apenas R$134 mil por mês de repasse da SESAB/SUS, para manter funcionando um hospital daquele porte. Balanços apresentados pelo diretor presidente da APMI, Luis Hilarião, durante a reunião, revelam que no decorrer de um ano de atividades já foram investidos a mais, R$458.723,00 em despesas, comprovando que a dedicação da entidade em manter os serviços mesmo com o balanço em negativo.
Dirigindo os trabalhos da reunião estavam a enfermeira Liliane, Hilarião, o espanhol Xavier Singla, provedor Joel Araújo, Salvador, vereador Benedito Bálio Prado (PT), Edson Melo representando a 18ºª Dires, médico Hérico Leite diretor clinico, dirigentes da Santa Casa e funcionários do hospital.
Fonte: www.oparaguacu.com

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.