RÁDIO ROSÁRIO FM-ITABERABA

No início de 1996, Benedito Ballio Prado, então responsável pela Paróquia do Rosário, levou ao Conselho da Paróquia de Itaberaba a sugestão de se criar uma Rádio Comunitária. Já tinha colocado esta idéia junto aos colegas de trabalho, frei Luciano e as Irmãs Terezinha e Iria e estes estavam de acordo. Era desde o início dos anos 90 que a proposta de criação de rádios comunitárias ganhava corpo no Brasil. Nos anos da Ditadura Militar (1964-1984) muitas foram abertas para informar o que acontecia nos bastidores do poder e para mobilizar grupos e movimentos. Foram todas fechadas, aparelhos confiscados e seus dirigentes presos. Nos anos 90, elas começavam a se proliferar como pressão para que o Governo elaborasse uma legislação que contemplasse a rádio pública comunitária. Na Bahia nos municípios de Jequié, Valente, Itaberaba, Conquista, entre outros, grupos ligados a Igrejas, Movimentos populares, sindicatos… foram fazendo esta experiência com bastante sucesso. Em Itaberaba a idéia ganhou logo a simpatia e o apoio da comunidade e no início de outubro de 2006 foi ao ar o primeiro sinal da Rosário FM, 100,3 MHz.

PIONEIROS – A experiência só foi possível graças ao apoio de seu Deusdedith, esposo de D. Maria Conceição, Maria do PT ou Maria da Igreja, e do seu Dedé Brito. Este já tinha feito uma experiência de rádio justamente na época da ditadura e por isso foi boicotado no seu ideal. Agora ele via na rádio comunitária a oportunidade de ver realizado seu sonho de uma rádio livre, aberta ao povo. Desde a montagem do estúdio à instalação da torre esses dois abnegados não pouparam esforços para fazer acontecer esta experiência que já marca a história de Itaberaba por 12 anos. Não se pode esquecer aqui de tantos outros, como Elesbão, que num verdadeiro mutirão abraçaram a causa da rádio comunitária.

PRIMEIROS PROGRAMAS – Parece que nascia uma criança. A alegria de quem ficava no estúdio. Dedé Brito que, de carro, percorriam as ruas da cidade e a periferia para ver como chegava e até onde chegava o sinal da 100,3 MHz. Essa sintonia foi escolhida aleatoriamente por Dedé Brito, uma faixa do Dial que não seria perturbada pelas outras emissoras locais e vizinhas e que também não perturbaria ninguém. A primeira grade de programação foi elaborada por Benedito Ballio Prado e Delson. Alguns programas de hoje nasceram ali naqueles dias no início de outubro de 1996, como AMANHECER COM DEUS, VOZ DA COMUNIDADE, ESPECIAL DA MANHÃ, ENTARDECER COM MARIA… Os demais foram acontecendo na medida em que outras pessoas iam se agregando ao grupo.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    HOJE EM DIA – A Rosário FM tornou-se a queridinha da população itaberabense, seja em entretenimento ou na luta pelas causas sociais; com a receita simples de envolver a sociedade itaberabense em todos os programas, a Rosário FM conseguiu conquistar respeito, credibilidade e com certeza seu lugar no coração de todos. São 13 anos lutando, divertindo, integrando e dando vez e voz à comunidade. Por tudo isso e muito mais é que fazemos comunicação com muita cidadania!

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.