IFET em Itaberaba

Itaberaba conquistou Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) das 09 unidades que a Bahia vai ganhar. Os novos centros fazem parte do pacote de expansão da rede federal de educação superior, profissional e tecnológica do Governo Federal.

Após o esforço do Governo Municipal, com idas a Brasília e audiência no Ministério da Educação, Itaberaba conquista mais um benefício importante em parceria com o Governo Federal.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Resgate da credibilidade

    Itaberaba nos últimos 02 anos teve sua credibilidade resgatada, sendo reconhecida como polo de desenvolvimento da região pelos municípios baianos e pelo Governo Federal. São ações conquistadas em parcerias que retratam o trabalho da Prefeitura em buscar recursos e desenvolver uma gestão pública e política voltada para o crescimento de Itaberaba.

    A luta para a conquista do IFET não foi de agora. Vem desde 2009, quando o Governo Municipal se reuniu com a Professora Aurina Santana, na época diretora do CEFET e hoje reitora do IFBA, buscando a implantação de um Instituto Tecnológico em Itaberaba.

    Desde então, a Prefeitura, através do Núcleo de projetos e Convênios, vem cobrando a instalação desse instituto, consciente da importância da qualificação educacional e profissional não só do município, mas de todo o território do Piemonte do Paraguaçu.

    O Prefeito de Itaberaba, João Filho, Secretários municipais e demais integrantes da equipe de Governo receberam na quinta-feira, dia 25 de agosto, o Reitor do IFET -Ba, Sebastião Edson Moura, acompanhado da engenheira Juliana Malta e do arquiteto Adelmo Ramos.

    O encontro serviu para discutir o local onde será instalado o Instituto e para a equipe do IFET estreitar os laços com o município.

    Estiveram presentes também na reunião os representantes do Legislativo de Itaberaba, o Presidente da Câmara Ricardo Pimentel e o vereador Evanilton Oliveira (Peba).

    Após a conversa inicial sobre a constituição dos IFETs e o plano de ação institucional para consolidação do IFBaiano, foram apresentadas pelo Prefeito João Filho as propostas dos locais para implantação do IFET em Itaberaba. O local tem que seguir critérios técnicos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC), como área mínima na área urbana de 50 mil m² e na área rural de 50 hectares.

    Dentre as opções, o terreno oferecido pela Prefeitura foi uma área de 50 mil m², na estrada para Ipirá, a 3 km da cidade, próxima a Indústria de Processamento de Frutos do Abacaxi.

    Caso essa área não cumpra os critérios estabelecidos do MEC, para garantir a instalação do IFET em Itaberaba, o Prefeito João Filho, sensibilizado com a importância do Instituto, declarou que ele próprio doaria parte de um terreno do seu patrimônio, localizado próximo ao Horto Florestal.

    A equipe do IFBaiano está aguardando a entrega do terreno por parte da Prefeitura, que tem o prazo de até 150 dias, e a previsão do MEC para conclusão da obra é em 2013.

    Para o reitor agora é o momento de estreitar os laços com a Prefeitura. “Nossa parceria é com a Prefeitura, que é o representante legal do povo de Itaberaba. Quem tem que oferecer o terreno ao Instituto, a priori, é a Prefeitura, e estamos reunidos justamente para mantermos esse contato”, afirma Edson Moura.

    Segundo o Presidente da Câmara, Ricardo Pimentel, este momento é muito importante para Itaberaba. “Os vereadores receberam o convite do Prefeito João Filho para estarem presentes nesse momento. Eu estive nessa reunião proveitosa porque o Poder Legislativo tem que estar inserido nessa discussão. Foi um passo importante para que tenhamos condições de atuar junto com a Prefeitura nesse desenvolvimento de Itaberaba e região”.

    O prefeito João Filho está orgulhoso por essa conquista. “Muitos não conseguiam enxergar o que eu enxergava. Outros não conseguiam entender quando eu falava do drama do jovem itaberabense que tinha que se aventurar fora de casa, sem a formação adequada para enfrentar o mercado de trabalho”, relatou o Gestor.

    IFET em Itaberaba

    De acordo com o Prefeito, a implantação de uma unidade no município foi possível devido à luta travada por ele, pelo Núcleo de Projetos da atual Gestão, em parceria com o deputado federal João Leão e o senador Valter Pinheiro, mas o maior vitorioso foi a população. “Esse benefício vai mudar toda a estrutura da região, que vai se adaptar a uma nova realidade. Ganha empresários, ganha pequenos comerciantes, valoriza os imóveis, ganha em qualidade no ensino, ganha o mercado de trabalho. Enfim, ganha o povo de Itaberaba e dos municípios atendidos”.

    Através do IFET serão disponibilizados cursos superiores e técnicos. Esses cursos serão discutidos em audiência pública com os representantes do território para decidir as reais necessidades da região. Serão oferecidas vagas para 1.200 alunos e mais de 100 empregos diretos.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.