Pelo terceiro ano seguido, poupança terá ganho real em 2018

Com a queda dos juros no Brasil, a poupança se consolida como um dos principais investimentos para os pequenos poupadores. Dependendo de quanto tempo o investidor pode deixar o dinheiro aplicado, a caderneta pode ser mais vantajosa que a maioria dos fundos de renda fixa.

Simulações feitas pelo portal Governo do Brasil indicam que a tendência é que a poupança registre ganho real para o poupador em 2018, no terceiro ano consecutivo de rentabilidade. De acordo com esses cálculos, quem decidir por esse tipo de aplicação terá um ganho real de 1,22%.

Esse cenário é possível principalmente pela queda da inflação. Em 2015, quando o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) chegou a 10,67%, quem tinha dinheiro na poupança amargou perda real de 2,34%. Depois desse período, a caderneta voltou a ser uma opção de investimento interessante, mesmo frente ao CDB. Isso porque, para que esse investimento alcance o mesmo ganho obtido pela poupança, seria preciso trabalhar com uma taxa de juros de cerca de 85% do CDI.

O que dizem os especialistas?
Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), fundos com taxa de administração de até 1% ao ano podem ter vantagem sobre a poupança. No entanto, acima desse percentual, a caderneta apresenta uma rentabilidade mais interessante.

“A caderneta de poupança vai continuar sendo uma excelente opção de investimento, principalmente sobre os fundos cujas taxas de administração sejam superiores a 1% ao ano”, explicou o diretor executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac, Miguel Oliveira. Ele ponderou que, com as taxas de administração e a cobrança de imposto de renda, a caderneta pode ser uma opção mais rentável, já que esses encargos não pesam sobre ela.

Oliveira disse, ainda, que a isenção de imposto de renda e da taxa de administração na poupança podem levar os bancos a reduzir taxas para atrair clientes para os fundos de renda fixa. “Este fato deverá provocar em reduções nos custos das taxas de administração dos bancos para não perderem clientes”, afirmou.

+CLIQUE AQUI e leia mais notícias sobre ; Vagas de Emprego & Concursos Festas & Eventos
Tem alguma notícia para compartilhar? Envie para o nosso whatsapp (75)9 9951-9632

CDB
Sigla para Certificado de Depósitos Bancários, o CDB é uma aplicação de renda fixa oferecida por bancos e corretoras e que paga um percentual do CDI, que é uma espécie de índice de referência. Nessa modalidade, o investidor também paga imposto de renda, que varia 22,5% a 15%, a depender do tempo da aplicação.

Como funciona a poupança
Pela regra em vigor desde maio de 2012, quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a poupança paga 6,27% ao ano, o equivalente a 0,5% ao mês. Além disso, ela também paga ao poupador a Taxa de Referência. Quando a taxa básica de juros da economia fica abaixo de 8,5% ao ano, a lógica dessa aplicação muda: a poupança passa a pagar o equivalente a 70% da Selic mais a TR.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *