Duas esculturas e mais de meia tonelada de esmeraldas são apreendidas em fase da Operação Lava Jato na Bahia

Duas esculturas e 580 kg de esmeraldas foram apreendidas, na manhã desta terça-feira (4), na cidade de Campo Formoso, no norte baiano, durante a fase Marakata da Operação Lava Jato. Duas pessoas foram presas na Bahia e outras duas no Rio de Janeiro.

De acordo com a Receita Federal, as esculturas também aparentam ser de esmeraldas, mas serão avaliadas para que seja feita a confirmação. Além das joias, foram apreendidos documentos. A Receita não detalhou que documentos são esses.

Operação Lava Jato: PF cumpre mandados de prisão na Bahia e no Rio de Janeiro
A fase Marakata da Operação Lava Jato foi deflagrada nesta manhã e, segundo a Receita Federal, investiga um esquema de comércio ilegal de pedras preciosas e semipreciosas. Este é um desdobramento da Operação Câmbio Desligo.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    A Polícia Federal estima que o grupo criminoso já movimentou R$ 44 milhões na venda de esmeraldas para países asiáticos.
    U
    As pedras eram exportadas com preços muito abaixo do cobrado, normalmente, gerando uma cadeia de sonegação de tributos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, informou a Receita.

    Nas transações, eram usados documentos fiscais e comerciais com esses preços subfaturados, para dar aparência de que o negócio era legal, conforme a Receita. Depois disso, as pedras eram exportadas para a Índia e Hong Kong, no continente asiático.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *