Após boatos, Caixa tem fluxo maior de clientes nesta 2ª

Não foram registrados tumultos ou problemas no atendimento em lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal situadas em Salvador, e cidades da Bahia na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, alguns gerentes de agências da capital baiana foram orientados para abrir mais cedo. O órgão informou ainda que pela manhã, houve um número maior de atendimentos, mas não há registro de tumultos.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    No domingo (19), moradores de diversos bairros da capital baiana se aglomeraram nas unidades devido aos boatos, já desmentidos pelo governo federal, de que o Bolsa Família e o Bolsa Escola seriam extintos.
    Em nota divulga à imprensa, a Caixa Econômica Federal informou que o pagamento do programa Bolsa Família “ocorre normalmente de acordo com calendário estipulado pelo Governo Federal” e que “não procede a informação de que hoje seria o último dia” do programa.

    Em Itaberaba, o tumulto na agência da Caixa Exonômica Federal foi devido um boato de que o Governo Federal teria liberado um abono aos beneficiados. Centenas de pessoas estiveram no banco tentando retiral o tal abono, o que não aconteceu, pois um trote.

    No município de Ruy Barbosa, centenas de pessoas também correram para a porta da Caixa Econômica Econômica para tentar sacar o valor do beneficio após circular o boato do fim da Bolsa Família.

    Em Salvador, durante o domingo, dezenas de tumultos foram registrados em agências e lotéricas nas regiões de Matatu, São Caetano, Itapuã, Comércio, Fazenda Grande do Retiro, Vasco da Gama, Cabula VI, Cajazeiras X, Comércio, Iguatemi e IAPI.
    A situação também aconteceu em cidades do interior da Bahia. Em Juazeiro, na região norte, dezenas de pessoas estiveram presentes na agência da avenida Adolfo Viana, o que causou confusão e empurra-empurra.


    Os beneficiados também se mobilizaram na cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Milhares de pessoas lotaram os pontos de atendimento da Caixa na tentativa de sacar o Bolsa Família. A agência do Shopping da Cidade foi um dos locais em que uma imensa fila se formou. Muitos moradores saíram da zona rural para sacar dinheiro nas agências das cidades.
    Muita gente desistiu e preferiu tentar o saque na agência da Caixa no centro de Itabuna. Uma multidão esperava na fila, que dobrava o quarteirão. A Polícia Militar fez a segurança. Dentro das agências, não havia funcionários.

    Em algumas das unidades, como na lotérica de Matatu, em Salvador, populares disseram que souberam que a presidente Dilma daria ainda um abono salarial por conta do Dia das Mães. Cerca de 500 pessoas passaram pelo local, segundo a polícia.

    Investigação

    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, solicitou neste domingo à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a origem do falso boato, espalhado em cidades do Nordeste, de que o Bolsa Família teria os pagamentos suspensos. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, o pedido foi feito diretamente ao diretor-geral da PF, Leandro Daiello, e o encaminhamento para abertura da investigação deve ocorrer nesta segunda-feira (20).

    O pedido partiu da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, que telefonou mais cedo para Cardozo. A falsa informação, já desmentida oficialmente no sábado pelo governo, se espalhou em alguns estados do Nordeste e gerou tumulto, com beneficiários correndo às agências da Caixa para sacar dinheiro do programa.

    Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff ficou “muito preocupada” com o episódio e determinou imediata apuração sobre a origem e a disseminação do boato. O programa social de transferência de renda beneficia 13,8 milhões de famílias em todo o país.

    Em nota, o Ministério da Justiça disse que a PF já está investigando os fatos, que poderiam envolver “diferentes crimes”. “A determinação foi para que a apuração seja rigorosa  a fim de que se possa tomar com rapidez as medidas criminais cabíveis contra todos os envolvidos na origem e na divulgação destes boatos”, diz o comunicado.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.