1ª parcela do 13º de aposentados sai em agosto

A primeira parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas começará a ser paga em agosto.

De acordo com a Secretaria de Previdência, o depósito será realizado junto com a folha mensal de pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), entre os dias 27 de agosto e 10 de setembro, conforme a Tabela de Pagamentos de Benefícios 2018.

O decreto presidencial que antecipa o pagamento foi publicado no “Diário Oficial da União” desta terça-feira, 17.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Ele estabelece que a primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício e será paga juntamente com os benefícios de agosto.

    A segunda parcela será paga em novembro. Ela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios.

    Calendário

    O pagamento da 1ª parcela começará a ser depositado seguindo o calendário de pagamentos dos benefícios previdenciários do mês de agosto, para os segurados que recebem até um salário mínimo e possuem cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito.

    Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir de setembro.

    Segundo estimativas do governo, o dinheiro da antecipação deverá injetar na economia R$ 21 bilhões. O governo não divulgou o número de contemplados.

    No ano passado, o valor da 1ª parcela também foi pago em agosto.

    Quem tem direito

    Tem direito ao 13º quem, durante o ano, recebeu benefícios previdenciários como aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade.

    Já para quem recebe auxílio-doença e salário-maternidade, o valor do 13º será proporcional ao período recebido.

    Aqueles que recebem benefícios assistenciais (Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social – BPC/LOAS e Renda Mensal Vitalícia – RMV) não têm direito ao abono anual.

    Imposto de renda

    Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) na primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º somente é cobrado somente na segunda parcela.

    Extrato

    O extrato mensal de pagamento estará disponível para consulta no site Meu INSS e nos terminais de autoatendimento da rede bancária juntamente com o extrato de pagamento de benefícios da folha de agosto.

    Com informações da  Agência Brasil

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *