Vai participar do Enem? Confira o passo a passo para se inscrever no exame

Quem quiser concorrer a uma vaga no ensino superior no ano que vem deve ficar atento ao período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para se candidatar começa às 10h desta segunda-feira (7) e termina no dia 18 de maio. Segundo o Ministro da Educação, Rossieli Soares, por volta das 11h45 desta manhã, 200 mil pessoas já haviam se inscrito para realizar as provas. “Nós estamos trabalhando com uma expectativa de 7,5 milhões de inscritos. Nós já estamos com cerca de 200 mil inscritos nesse momento. Mais de dois mil inscritos por minuto. Isso demonstra a importância do Enem”, afirmou. 

Todos os participantes, inclusive os que pediram a isenção da taxa de inscrição, precisam cumprir os procedimentos de inscrição. Confira o passo a passo para participar da prova:

1. O cadastro é feito por meio da Página do Participante. Nesse ambiente, o candidato precisa informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de Identidade. Outro dado importante é o número de telefone celular ativo e endereço de e-mail. É por meio desses canais que o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai enviar mensagens e avisos aos candidatos.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    2. Depois de preencher os dados pessoais, o candidato precisa indicar se necessita de atendimento especializado, em casos de problemas de audição e visão, candidatas grávidas ou lactantes ou pessoas internadas em hospitais.

    3.  Em seguida, é hora de fazer a opção pela língua estrangeira em que prefere responder na prova: inglês ou espanhol.

    4. Também é preciso criar uma senha com apenas letras e números. A recuperação é por meio do e-mail ou celular informados.

    5. Ao confirmar as respostas registradas, é gerado o boleto – Guia de Recolhimento da União (GRU) – para o pagamento da taxa de inscrição. Quem não tem direito à isenção da taxa precisa pagar o valor de R$ 82 até o dia 18 de maio em qualquer agência bancária ou casa lotérica.

    6. Assim que o pagamento for registrado, a inscrição é confirmada e pode ser conferida na Página do Participante. Para os candidatos cujo pedido de isenção foi aceito, a confirmação ocorre ao fim do cadastro.

    Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação

     

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *