UNEB de Seabra realiza festa do Halloween

O evento “What’s nós temos de Halloween teve início desde de quinta-feira (05) com oficinas integradas às escolas de Seabra. Na última sexta-feira (09), para fechar o evento foi realizada a festa, onde a comunidade participou ativamente se divertindo e trocando conhecimento acerca da Literatura e da festa gótica que foi o tema do evento.

A coordenadora do evento professora do curso de Letras/Língua Inglesa e mestra em Crítica Cultural, Raphaella Oliveira, afirmou que a tradição da festa no campus ocorre desde 2014, organizada pela turma de inglês.

Raphaella é engajada nas manifestações culturais da UNEB desde o início, ressaltou a importância de trazer a comunidade de Seabra para o Halloween dentro de um processo de inclusão social.

”Esta é a quinta edição do Halloween, a presença dessa festa dentro da literatura gótica é fundamental em vários aspectos. A grande particularidade desse evento é a Universidade ter rompido com as paredes e aberto ao diálogo com as escolas da região. A gente precisa pensar quem a gente quer trazer para a Universidade e são principalmente esses alunos de escolas públicas”, afirmou Oliveira.
Para a professora e Doutora Juliana Salvadori que realizou uma palestra onde discutiu sobre a presença das mulheres na Literatura Gótica, ressaltou que: “as pessoas devem quebrar a visão de que o gótico é algo do passado pois é visível a sua ressignificação na contemporaneidade inclusive nos romances brasileiros como nas obras de Machado de Assis e a ideia de trazer o Halloween foi também uma quebra de paradigmas, rompendo com a visão de que os espaços da Universidade são restritos ao âmbito acadêmico. Precisamos dizer para esses meninos do ensino médio que a UNEB é também um lugar de arte, cultura e lazer e que o conhecimento também pode ser produzido a partir disso”, concluiu.
A estudante do ensino técnico do Instituto Federal da Bahia (IFBA) Cleide Assunção, diz que amou a discussão do gótico feminino no evento: “Eu gosto de participar desses debates porque amplia a minha visão de mundo.”

O evento foi um sucesso e o público já aguarda o próximo.

Najara Alves e Maiudes Anjos, ASCOM – UNEB de Seabra

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *