II Encontro do Consórcio de Desenvolvimento na Chapada Diamantina debate educação

O deputado estadual Zé Neto (PT) participou na manhã desta sexta-feira (07/06/2013) do II Encontro do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Chapada Diamantina: Território Colaborativo pela Educação, com a presença de representantes de 14 Municípios da região da Chapada Diamantina, no Vale do Capão (Caeté-Açu, distrito de Palmeiras).
O encontro foi promovido com o objetivo de alinhar as demandas da educação no Território, conhecer e aprofundar o tema dos Consórcios e assinar um termo de intenções e adesão para a criação do mesmo.
–> Cybele Amado, diretora executiva e presidente do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP), recepcionou os participantes, e destacou que o encontro foi organizado a partir de reuniões anteriores com os gestores municipais do Território, quando ficou clara a necessidade de constituição de um Consórcio Intermunicipal com foco central na educação. “Nesse momento temos que pensar como podemos contribuir na discussão, apresentando nossos desejos e analisando o que podemos alinhar em prol da educação”, disse.
Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto disse que o consórcio tem o papel importante nessa junção de interesses, e lembrou que foi o primeiro parlamentar, ainda na época em que era da oposição, a pensar e discutir consórcios. “Na última legislatura, estive com Wilson (Cardoso) de Andaraí e Marcão de Lençóis, fazendo o 1º Encontro para tratar de consórcios de saúde, quando trouxemos o secretário Jorge Solla (Sesab). De lá para cá, o que melhorou foi a disposição dos prefeitos da região e a percepção cultural de que essa saída é mais viável para enfrentar os problemas comuns aos municípios”, apontou.
O deputado usou como exemplo o Consórcio Territorial Portal do Sertão, que tem dado muito certo na região de Feira de Santana. “O consórcio está a cada dia melhor naquela região e eu tenho certeza que aqui será um dos mais pulsantes, porque a Chapada tem uma articulação de prefeitos e cidades que estão entendendo esse novo momento da política”, considerou.
Na oportunidade, Zé Neto relatou para os presentes que quando se deslocava para o evento, encontrou a Escola Comunitária Brilho de Cristal, que atende a 76 crianças apenas com ajuda financeira de uma ONG e de colaboradores. “Nossos filhos estão naquela creche, estão sendo bem atendidos, carinhosamente tratados. Ao todo, 76 crianças de uma comunidade como essa, onde praticamente um terço da população tem envolvimento direto com os serviços prestados. Precisamos ajudar mais, para que os mantenedores desse belíssimo trabalho possam ter mais conforto e ampliá-lo”, defendeu.
De acordo com Arnóbio Marques de Almeida, ex-governador do Acre e representante da secretaria de Articulação do Sistema de Ensino (Sase) do Ministério da Educação (MEC), o mais importante é que todos os presentes vieram para aprender e ensinar algo, objetivando sair da reunião com um Projeto de Lei e com a sua aprovação, posteriormente. “Aqui vejo uma animação incomum, com tantos prefeitos, representantes de secretarias de educação, administração e assistência social, pensando na educação, com muita vontade de avançar. E o nosso papel é apoiar e incentivar organizações como essa”, destacou.
Para Binho Marques, a ausência de parâmetros gera uma dificuldade para que seja feito um trabalho com eficiência. “Pensando nisso, o MEC tem o Plano Nacional de Educação, que será aprovado nos próximos meses. É claro que o recurso para a educação é muito pequeno, mas se observarmos o investimento na educação nos últimos anos, aumentou enormemente”, disse.
Municípios representados
 Mandaram representantes para a reunião no Vale do Capão as prefeituras de Marcionílio Souza, Lençóis, Piritiba, Andaraí, Boa Vista do Tupim, Boquira, Bonito, Ibitiara, Iraquara, Palmeiras, Pindobaçu, Seabra, Soares e Tapiramutá
Todos debateram acerca do tema proposto e contribuíram efetivamente, apresentando alinhamentos em prol da educação da região.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.