Encontro em Itaberaba debate os cursos que serão oferecidos no campus do IF Baiano a partir de 2014

O professor Marcos Antônio de Jesus Seixas, técnico em assuntos educacionais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF Baiano) apresentou nesta quarta-feira (5) – para uma platéia de 60 participantes reunida no auditório da Uneb – o Estudo de Demanda realizado pela instituição federal visando a escolha dos cursos que serão ministrados a partir do próximo ano no Campus Itaberaba, atualmente em fase de construção.
Segundo ele, o trabalho até aqui realizado consistiu no levantamento dos dados primários e secundários junto aos governos estadual e federal, prefeitura de Itaberaba, e diversas entidades sobre as potencialidades da região visando oferecer um leque de opções sobre os cursos que mais se adaptam à vocação e necessidade do município.
“Ainda hoje estaremos formando uma comissão de 10 pessoas que se encarregarão de levar os formulários da pesquisa para entrevistar cerca de 400 pessoas – entre estudantes, empresários, representantes de entidades de classe, e representantes da administração municipal -, que opinarão sobre quais cursos gostariam de ver implantados no campus Itaberaba”, diz Seixas.
Ele complementa salientando que esse trabalho deverá demorar 10 dias envolvendo todos os 13 municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu – Itaberaba, Ruy Barbosa, Rafael Jambeiro, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Piritiba, Mundo Novo, e Tapiramutá.
Até a segunda quinzena de julho os dados serão analisados para se gerar um relatório conclusivo, que passará por uma avaliação em uma audiência pública aberta a todos os segmentos da sociedade. “Considero boa a participação na reunião de hoje, onde se debateu a realidade da comunidade e suas necessidade e vocações para os diversos cursos que oferecemos. Dentro de até 60 dias deverá ser realizada a audiência pública e então definidas as opções que mais se adéquam à Itaberaba e região”, concluiu Marcos Seixas.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.