Morro de Chapéu produz uvas para vinhos

Uma fazenda experimental foi montada, no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, para o plantio de uvas usadas na produção de vinhos. O objetivo é que a cidade venha a se tornar o novo polo vinícola da Bahia.As mudas das videiras vieram da região de Champagne, na França, e foram plantadas em maio de 2010. A primeira safra está sendo colhida agora. Na última sexta-feira (31), o governador Jaques Wagner e o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, acompanharam o início da colheita. São nove tipos de uvas (Cabernet Sauvignon, Monblanc, Syrah, Sauvignon Blanc, Moscato, Chardonay, Malbec, Petit Verdot e Cabernet Franc) que vão produzir as primeiras mil garrafas de vinho e espumante de Morro do Chapéu.

A plantação experimental do projeto para avaliação técnica e econômica da videira em Morro do Chapéu tem uma área de 1,4 hectare. Para a primeira colheita, foi utilizado um terço da área total. A produção será enviada para Petrolina (PE), onde o vinho será fabricado.“A previsão é de que teremos um vinho muito bom, e queremos aproveitar essa primeira produção para reinvestir o que for arrecadado na ampliação do projeto”, disse o presidente da Associação de Produtores e Criadores de Morro do Chapéu, Odilésio Gomes.

Produção experimental em outras cidades da Chapada

Uma vez confirmado o potencial vinícola da região, além da capacitação para a produção, os agricultores familiares receberão mudas, para que, associados em forma de cooperativa, comecem a produzir vinhos finos e espumantes. A Secretaria da Agricultura também pretende produzir uvas de forma experimental nas cidades de Mucugê e Rio de Contas, que, assim como Morro do Chapéu, apresentam climas favoráveis à plantação de videiras.

www.portaldafolia.com www.portaldabahia.com

Participe do Nosso Grupo no Whatsapp

  Siga o Chapada Noticias no Twitter, Instagram e Facebook e fique por dentro de todas as novidades.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Fale conosco
%d blogueiros gostam disto:
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});