Governo do Estado e Prefeitura de Andaraí inauguram Centro de Comercialização de Animais

O Governo da Bahia inaugurou, neste sábado (2), o Centro de Comercialização de Animaisde Ubiraitá, distrito da cidade de Andaraí. O empreendimento é fruto de umaparceria com a prefeitura municipal e contou com investimentos de aproximadamente R$ 115 mil, beneficiando criadores de toda a região.

Participaram do evento, o vice-governador Otto Alencar, os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e da agricultura, Eduardo Salles, o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso (PSB) e os 26 prefeitos dos demais municípios dos territórios de identidade Chapada Diamantinae Piemonte do Paraguaçu. A comemoração culminou com um leilão de inauguração do Centro, onde cerca de 800 cabeças de gado foram negociadas.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Segundo Wilson Cardoso, o Centro é de extrema importância para o desenvolvimento da agropecuária local por ser um espaço que permite, além da comercialização, a troca de animais e tecnologias. “O objetivo é realizar, a cada 45 dias, um leilão neste espaço, para que os criadores locais possam vivenciar este ambiente de troca e estejam a par das dinâmicas e preços do mercado”. O prefeito também destacou a necessidade de seguirem os investimentos em acesso à água na região. “O Centro é ótimo, mas a palavra-chave para o nosso desenvolvimento ainda é água. Ter água em casa é fundamental para a qualidade de vida da população e garantia de crescimento”.

    O secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, destacou algumas ações que o Governo da Bahia vem realizando em prol da convivência com o semiárido e que vão facilitar o abastecimento de municípios destes territórios. Um exemplo é a barragem de Baraúnas. Com investimento de R$ 45 milhões, a barragem tem previsão de conclusão em abril deste ano e vai beneficiar cerca de 60 mil pessoas no município de Seabra.

    Rui Costa ainda reafirmou o convite aos prefeitos presentes para participarem da quinta reunião itinerante do Comitê, a ser realizada em Itaberaba, na próxima terça-feira (5), que contempla os territórios da Chapada Diamantina e Pimemonte do Paraguaçu. “É muito importante a presença de todos neste encontro, para que possamos aproximar ainda mais Governo e municípios e, assim, garantir a efetividade das ações de convivência com a seca e dar qualidade de vida à população afetada”, afirmou Rui

    União dos Prefeitos da Chapada –A eleição e posse da nova gestão da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD) foi realizada, também, neste sábado (2), em Ubiraitá, distrito do município de Andaraí. O novo presidente eleito é o prefeito de Utinga, Luís Alberto Muniz (PSD) e, a vice, Lenise Lopes Estrela, prefeita de Itaetê (PSB). O UMCD é formado por representantes de diversos municípios dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu e tem por objetivo prestar assessoria técnica, contábil, jurídica e de planejamento aos prefeitos filiados.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.