Desembargadores prestam homenagem ao Desembargador Carlos Cintra

Desembargador Carlos Alberto Dutra Cintra

 O Tribunal Pleno desta quarta-feira (24/4) foi iniciado com homenagens prestadas ao desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra, que se despede da magistratura após 20 anos de serviços prestados ao Judiciário da Bahia.  A aposentadoria do desembargador foi publicada nesta terça-feira (23/4), no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA).
Antes do início da sessão, a desembargadora Silvia Zarif, presidente da Corte nos anos de 2008 a 2010, leu o discurso de homenagem, relatando passagens da carreira do desembargador Carlos Cintra e lembrando o trabalho desempenhado pelo magistrado para o fortalecimento do Tribunal baiano.

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia em 1967, foi nomeado, em 1969, promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). Em 1991 foi nomeado procurador-geral. No ano seguinte deixou o cargo para assumir a vaga reservada ao Ministério Público no TJBA.

Natural da cidade de Ipirá, no sertão da Bahia, o desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra tem seu nome registrado na história do Judiciário baiano. Foi presidente da Corte num momento de significativas mudanças, no biênio de 2002-2004. Na época, a sede do TJBA tinha sido transferida do Fórum Ruy Barbosa, em Nazaré, para o Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Assumidamente contrário ao domínio político de Antônio Carlos Magalhães, a gestão do desembargador Carlos Alberto Dultra Cintra na Presidência do TJBA foi considerada um ?divisor de águas? no funcionamento da Justiça na Bahia, defendendo um Tribunal Pleno sem submissão ao Poder Executivo. ?Acredito que contribui para que nós tivéssemos a posição que temos hoje, ainda que com harmonia, mas independente?, avalia o desembargador.  

    Outro momento importante da sua carreira foi em 1991, quando, na primeira eleição direta para composição da lista tríplice do Ministério Público, foi o mais votado e, em seguida, o escolhido pelo governador como procurador-geral do Estado.

    O desembargador Carlos Cintra também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nos anos de 2004 a 2006.  Antes da aposentadoria, presidia a 3ª Câmara Cível e a Seção Cível de Direito Público. ?Já estou com saudade?, confessou o magistrado.

    Agência TJBA de Notícias / Foto: Nei Pinto

    Fonte: TJ Bahia – http://www5.tjba.jus.br/

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.