Prefeito leva Mensagem do Executivo na reabertura do ano legislativo da Câmara

A Câmara Municipal de Itaberaba reabriu, na noite de ontem (20), os trabalhos para a 17ª Legislatura da casa. A Sessão contou com a participação do prefeito Ricardo Mascarenhas que levou ao Legislativo a Mensagem do Executivo.

O Chefe do Executivo fez um balanço das atividades desenvolvidas durante os 51 dias de sua gestão. Pontuou, o trabalho marcado pelo comprometimento com as causas sociais, como prioridade do Governo, para a construção da cidade de todos.

Em seu discurso, o prefeito falou da importância do Legislativo trabalhar em conjunto com o Executivo para melhorar a vida das pessoas, declarando sua disposição em estabelecer uma relação com o Legislativo “calçada no respeito mútuo, na autonomia de cada poder e pelo sentimento compartilhado de trabalhar por Itaberaba em função de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Destacou, ainda, o compromisso de seu mandato, outorgado pelas urnas, para “cuidar da vida das pessoas”! Em nome desse comprometimento, conclamou a Câmara e a Sociedade a trabalharem juntos com o Executivo pelos interesses da população Itaberabense: “Afinal, cumpre a nós a responsabilidade de tornar a nossa cidade ainda mais próspera, justa e humana”, disse.

Ouvindo e buscando soluções

Ciente dos desafios a serem enfrentados, o prefeito Ricardo Mascarenhas informou que tem conversado com diversos seguimentos da sociedade (grupos constituídos, sindicatos e associações) e várias reuniões têm acontecido durante os primeiros dias da Gestão: “Isto é um jeito de discutir problemas e buscar soluções viáveis à cidade que todos merecem” e que foi a partir deses debates, frisou, “que nasceu o nosso Mutirão da saúde. O primeiro na História de Itaberaba, realizado com recursos próprios do município”.

O Mutirão da Saúde aconteceu entre os dias 16 e 19 de fevereiro e realizou 2 mil consultas e exames médicos, em diversas especialidades. Seu objetivo foi zerar as demandas de procedimentos médicos, já solicitados nos Postos de Saúde da Família (PSF), ainda não realizados. “Estamos priorizando, junto à Secretaria Municipal de Saúde, toda as demandas que têm existentes, de todas as especialidades”, concluiu.

A Educação em Destaque

Abordando outro tema sensível à atual gestão, a Educação, o prefeito informou que a administração já realizou, “de forma responsável e transparente, todas as Licitações necessárias para investir, da melhor forma possível, na prestação dos serviços da comunidade escolar”, assegurou. Neste período, a prefeitura realizou o levantamento diagnóstico da Educação em Itaberaba que demonstrou que ela precisa avançar em todos os índices. A Rede Municipal de Ensino atende a mais de 11 mil estudantes.

Destacou o evento de Abertura da Semana Educação em Destaque, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, para apresentar ações de infraestrutura, já realizadas por sua gestão como: a construção de cisternas nas escolas da zona rural; a reforma da Central Municipal de Alimentação e a promoção de frentes de serviços para reformas emergenciais de todas as unidades escolares do município.

Cidade amiga da criança

O prefeito lembrou que, através da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania, o município aderiu ao Programa Criança Feliz, do governo Federal, que vai contemplar, inicialmente, 200 crianças. Além desse Programa, o prefeito aderiu, também, ao Programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que busca mobilizar e apoiar tecnicamente os municípios na implementação de ações e políticas que resultem em avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Importantes obras estruturais

Durante estes 51 dias, a prefeitura tem se notabilizado por ações de infraestrutura que estão beneficiando diretamente as populações mais carentes e mudando, definitivamente, a perspectiva de vida das pessoas nessas localidades. É o caso do bairro Alameda das Umburanas II que receberá um investimento de 1 milhão de reais, oriundos de emenda do senador Otto Alencar.

O prefeito destacou, ainda, que a prefeitura tem feito ações de limpeza, com a Patrulha Mecanizada, em todos os povoados da zona rural; que garantiu água potável para 400 pessoas; e que está entregando 900 certificados do Cadastro Ambiental Rural que possibilitarão acesso ao crédito para os pequenos produtores. Principal responsável pela comida que chega às mesas das famílias brasileiras, a agricultura familiar responde por cerca de 70% dos alimentos consumidos em todo o País.

Revitalização da Feira Nova

A prefeitura está trabalhando para revitalizar os espaços na Feira Nova. Para isto, está levando 3 secretarias para o local: Saúde, Cultura e Agricultura, como estratégia para aquecer a economia daquela localidade. O prefeito lembrou os projetos que serão implantados lá, como: o asfaltamento, a iluminação e o estacionamento calçado. Ainda na Feira Nova, está em andamento a revitalização da área de carnes e a instalação de uma câmara frigorífica.

Expectativas para o futuro

O prefeito concluiu o seu discurso fazendo uma análise da conjuntura político-econômica do país, ressaltando que, mesmo diante da crise que se aprofunda: com ameaças a direitos sociais, taxas de desemprego e inflação altas, “Itaberaba segue, com sinais claros de que não ficou esperando a crise passar”, afirmou. “Eu acredito que juntos vamos enfrentar a crise com planejamento e muito trabalho”, arrematou.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: