Rastreamento do Câncer de Mama chega a Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera

A partir desta segunda-feira (8), a população feminina na faixa etária de 50 a 69 anos dos municípios Itaberaba, Ruy Barbosa e Ibiquera, na região centro norte do estado, começa a ser atendida pelo programa itinerante Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama, que tem o compromisso de ampliar e descentralizar o acesso a serviços de saúde em toda a Bahia, permitindo acesso às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

O programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) vai atender a uma parte das mulheres que ainda não teve a oportunidade de realizar uma mamografia, exame que diagnostica precocemente casos da doença, e que é feito em unidades móveis totalmente equipadas para oferecer conforto às mulheres.

No município de Ibiquera, as mulheres serão atendidas até esta quarta (10), na unidade móvel estacionada na Praça São José, próximo ao mercado Municipal Eunísio Ramos. Em Itaberaba, até o próximo dia 23, na Avenida Brigadeiro (na área da antiga Sucam, na rua do Hospital Regional). Em Ruy Barbosa, até 22, na Rua Mato Grosso, em frente à Policlínica Claudionor Batista de Oliveira.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Para o atendimento, que acontece das 7 às 18h, as mulheres devem levar um documento de identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência. O Saúde sem Fronteiras Rastreamento tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, buscando integralidade do atendimento.

    Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

    Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *