Intensificada operação Bahia sem Fogo no oeste e Chapada Diamantina

Marcados pela baixa umidade do ar e clima quente e seco, os meses de agosto a dezembro registram, nas regiões oeste e Chapada Diamantina, um aumento nos focos de calor e a propagação de incêndios florestais. Para reduzir as queimadas nestas áreas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), já encaminhou a estas regiões equipes de fiscalização preventiva que darão continuidade às operações do Projeto Bahia sem Fogo, coordenado pela Sema, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

Para o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, as ações de combate a incêndios florestais ganharão um novo reforço. “Está em processo de finalização a contratação de um helicóptero que auxiliará as equipes, tanto no deslocamento de pessoal quanto na identificação de focos de fogo. Também serão adquiridos novos equipamentos de combate a incêndios, totalizando investimento de mais de 800 mil reais”, afirmou.

Segundo a diretora geral do Inema, Márcia Telles, o trabalho de fiscalização desenvolvido, em campo, pelas equipes tem caráter preventivo. “Consiste na sensibilização e monitoramento ambiental. Orienta a população sobre como evitar incêndios e busca popularizar os números de contato para denúncias de queimadas”. O cidadão pode fazer denúncias de incêndios florestais por meio dos números 193, do Corpo de Bombeiros, ou 08000 71 1400, do Inema.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Produtores que fizerem queimadas irregulares serão autuados

    As regiões da Chapada Diamantina e do oeste estão sendo cobertas pela fiscalização preventiva. A ação consiste na presença de fiscais em campo, orientando produtores rurais a não utilizar o fogo em suas propriedades e notificando as irregularidades ambientais. Quando necessário, o órgão autua os produtores que descumprem a norma.

    A diretora de Fiscalização do Inema, Lúcia Carvalho, disse que estão previstas cerca de dez etapas para todo o trabalho que será realizado em campo nas duas regiões. “As equipes começaram as atividades, simultaneamente, nas regiões oeste e Chapada Diamantina, com o trabalho de fiscalização e educação ambiental”, pontuou.

    O coordenador de monitoramento do Inema, Eduardo Topázio, esclareceu que o acompanhamento destas áreas é feito, diariamente, pelos técnicos, por meio de imagens de satélite. As informações sobre os focos de calor e o aumento das temperaturas nessas regiões são passadas às equipes que estão em campo. “O uso das imagens de satélite proporciona o monitoramento dos pontos de calor que podem originar incêndios, favorecendo a prevenção”, esclareceu.

    Para o monitoramento dessas áreas, os técnicos usam o Sigweb-I3 geo, desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que funciona como uma ferramenta de localização geográfica.

    Capacitação

    A Sema, por meio da Operação Bahia sem Fogo, capacitou mais de 200 brigadistas para o trabalho de combate aos incêndios florestais, em 12 municípios da região oeste, Chapada Diamantina e semiárido. O curso teve carga horária de 40h, foi concluído no último mês de julho e priorizou líderes, moradores e sindicalistas das regiões onde são registrados os maiores índices de incêndio.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.