Exposição do fotógrafo Rui Rezende em Boa Vista do Tupim

Esta semana, de 16 a 22 de outubro, Boa Vista do Tupim – a 334km de Salvador e 122 km de Lençóis – será a primeira cidade a receber a exposição do fotógrafo Rui Rezende, que traz imagens aéreas belíssimas da bacia hidrográfica do Rio Paraguaçu, o principal rio baiano. Em seguida, a exposição segue por outros municípios.

A ideia surgiu após uma exposição do mesmo fotógrafo chamada “A Última Gota”, que revelava, também com imagens aéreas, os rios do oeste baiano que desaguam no Rio São Francisco, chegando até o
Foi então que os municípios de Andaraí, Ibicoara, Itaetê, Boa Vista do Tupim e Marcionílio Souza se uniram, em parceria com Rui Rezende, a fim de realizar uma expedição a bordo de um helicóptero para registrar todo o trajeto do Rio do Paraguaçu, da foz, na Baía de Todos os Santos, até sua nascente, no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, além de alguns de seus principais afluentes.

A expedição totalizou 22 horas e 40 minutos de vôo, em 9 dias.

As fotos mostram cenas do cotidiano das pessoas, danos ambientais, barragens e visuais incríveis do Rio Paraguaçu e seus afluentes, além de outras fotos do acervo pessoal do fotógrafo, que registra a região da Chapada Diamantina há muitos anos.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Curiosidades

    A Chapada Diamantina abarca nascentes de rios que totalizam cerca de 80% do abastecimento de toda a água do Estado da Bahia, incluindo Salvador e região metropolitana.

    Segundo o fotógrafo, a exposição também vem mostrar que em Salvador bebe-se água que passa por atrativos turísticos da Chapada como Gruta Azul, Gruta da Pratinha, Poço Azul, Poço Encantado, Cachoeiras do Buracão e da Fumaça. “Isso serve de reflexão tanto para quem está em Salvador, quanto para quem está na Chapada. É importante as pessoas estarem cientes de que quando abrem a torneira em Salvador, encontram água que nasce e passa por esta região. Da mesma forma, moradores e visitantes da Chapada precisam saber que estas águas serão consumidas por eles mesmos e por milhares de outras pessoas”, diz Rui.

    As fotos expõem toda a beleza, a importância e também os danos que o rio vem sofrendo. Fica o apelo pela consciência e preservação ambiental.

    O fotógrafo

    Parceiro do Guia Chapada Diamantina há anos, Rui Rezende começou a fotografar aos 17 anos de idade, na época da revelação manual, e tornou-se profissional em 1999. Desde 2003 se dedica à fotografia de natureza e das pessoas em sua vida cotidiana e suas manifestações culturais.

    É autor dos livros “Oeste da bahia, o novo mundo”; “Chapada Diamantina, um paraíso desconhecido”; “Encantos de Tinharé”, “Cairú, cidade do Sol”; “Unidades de Conservação do Estado da Bahia” – este último publicado pela secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia.

    Agenda da exposição
    Você pode acompanhar a exposição de Rui Rezende pela Chapada Diamantina até novembro deste ano. Veja abaixo a agenda completa:

    De 16/10 a 22/10
    Cidade: Boa Vista do Tupim
    Local: Câmara Municipal de Vereadores
    Endereço: Rua Antonio Carneiro, 31

    De 23/10 a 29/10
    Cidade: Nova Redenção
    Local: Centro Cultural Cônsuedes Benevides
    Endereço: Avenida ACM, S/N

    De 30/10 a 05/11
    Cidade: Ibicoara
    Local: Centro de Atendimento ao Turista / Espaço Cultural
    Endereço: Praça Tancredo Neves, Centro

    De 06/11 a 12/11
    Cidade: Marcionílio Souza
    Endereço: Galpão localizado na praça Olegário Ferreira, 110 (ao lado da Mine Bazar)

    De 13/11 a 19/11
    Cidade: Itaetê
    Local: Colégio Estadual José Américo Araújo.
    Endereço: Avenida Magalhaes Neto, centro.

    De 21/11 a 27/11
    Cidade: Andaraí
    Local: Escola Estadual Edgard Silva
    Endereço: Praca da Bandeira, 432 – Centro

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *