Incêndio destrói vegetação há três dias na Serra do Orobó em Ruy Barbosa-Ba

serra-2Quinze brigadistas do Corpo de Bombeiros trabalham desde a madrugada desta quinta-feira (20) para apagar um incêndio que atinge a Serra do Orobó, localizada no município baiano de Ruy Barbosa, na Chapada Diamantina. Segundo o comandante da operação, coronel Miguel Filho, as chamas queimam a vegetação desde a tarde de terça-feira (18).

“O fogo atinge a serra, cujo acesso é difícil, além de ventar muito. A região tem uma grande quantidade de candomba, vegetação na qual o fogo se alastra facilmente, e nesta época do ano, a temperatura também é bastante elevada”, fala o coronel sobre as dificuldades encontradas.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Ainda de acordo com o comandante da operação, um helicóptero é usado para dar apoio às operações dos bombeiros. Ainda não há informações sobre o que possa ter iniciado as chamas na Serra do Orobó, mas a hipótese de ação humana não foi descartada. “É preciso fazer uma perícia para saber o que aconteceu, mas existem relatos que apontam suspeitos, nada comprovado. É uma região onde ocorre muita caça”, afirma coronel Miguel.

    Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), cujos técnicos participam da operação de combate às chamas, ainda é cedo para saber a abrangência do fogo. (informações do g1)

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.