Utinga terá estação meteorológica para enfrentamento da seca

A instalação de uma estação meteorológica no município de Utinga, na Chapada Diamantina, foi anunciada pelo secretário da Agricultura do Estado, Eduardo Salles, durante encontro com agricultores familiares, no salão paroquial da cidade. Ele também informou sobre as ações emergenciais e estruturantes, adotadas pelo Governo do Estado para amenizar os prejuízos causados pela longa estiagem, e a solicitação à presidente Dilma Rousseff de criação do PAC do Semiárido, com o objetivo de viabilizar medidas destinadas a estruturar a região.

Segundo ele, o equipamento é de suma importância, especialmente nos períodos de seca, quando se torna ainda mais necessário o monitoramento do clima para a gestão dos recursos hídricos disponíveis.

Salles também esteve no município para visitar a Estação Experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), onde 40 técnicos recebem capacitação para a implantação do Programa Palmas para o Sertão, voltado à segurança alimentar do rebanho da agricultura familiar.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Os técnicos, contratados por meio de convênio entre a Seagri e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), fazem parte da segunda turma de capacitação e serão multiplicadores, com a implantação de 500 unidades demonstrativas de palma adensada, destinada à alimentação.

    Licitação

    Segundo Salles, a Seagri/EBDA já licitou 10 milhões de mudas de palmas, dos quais sete milhões são para entrega imediata e o restante paulatinamente, de três em três meses. Das 500 unidades demonstrativas, 100 serão implantadas em assentamentos do Incra e as demais em locais indicados pelos movimentos sociais. A EBDA vai plantar 50 hectares de palma em suas estações experimentais.

    Na execução do programa, a empresa atuará na implantação de unidades didáticas, de áreas e de biofábricas, com diferentes cultivares de palma adensada nos municípios do semiárido, e cana nos municípios fora do semiárido, nas Estações Experimentais da EBDA para distribuição de mudas e em parceria com agricultores familiares em suas terras.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.