Ricardo Mascarenhas e mais de 3 mil prefeitos marcham até a residência oficial do presidente Temer com pedido de urgente socorro financeiro

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, ao lado de demais membros da UPB, lideraram a maior comitiva de prefeitos do evento, com mais 400 prefeitos participantes.

A mobilização nacional de prefeitos brasileiros começou na manha desta quarta-feira, 22, para pedir ajuda do governo federal. Diante da crise financeira, as prefeituras estão sem poder pagar décimo terceiro salário, honrar a folha de pagamento, assumir compromisso com fornecedores nem, muito menos, fazer investimentos nos municípios. Trata-se de um colapso total. A Bahia é o estado com maior representatividade no movimento – com 401 representantes. Ao todo, mais de 3 mil prefeitos se concentraram em frente ao Congresso Nacional e realizaram um ato em protesto. Às 15h, todos os gestores manifestantes seguem até a o Palácio da Alvorada – residência oficial do presidente Temer.


No ato de protesto, o presidente da União dos municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, falou sobre a importância do movimento de rua, de prefeitos e vereadores pela causa municipalista. “Trata-se da maior marcha que o movimento municipalista já realizou. Os prefeitos exigem respeito e que, realmente, a União olhe para os municípios da Bahia e do Brasil”, afirma Eures Ribeiro.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    “O que estamos mostrando hoje aqui, é que a Bahia tem um municipalismo forte e pujante, estamos colocando em prática um novo municipalismo, e quando nos unimos, a nossa voz fica mais forte. Sabemos que metade das prefeituras do Brasil está em situação de falência e a outra em dificuldade financeira devido a queda de repasse do Governo Federal, a carga nos obros das prefeituras é muito grande e hoje estamos aqui para sensibilizar o governo federal para intervir nessa situação, disse o prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas.

    Sempre pronto e com muitos projetos na mochila, o prefeito ainda cumpriu agenda de trabalho e foi recebido por Silvio Pinheiro, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Oscar Gasparini, ele debateu a construção de mais unidades do CRAS e CREAS, além da ampliação do programa Criança Feliz,

    Com auditório da CNM lotado, Ziulkoski alertou aos gestores que o momento pede união e engajamento dos líderes do executivo municipal. “Se o movimento tiver unidade e entendimento de que a luta é pelos municípios, nós vamos avançar”, destacou. O líder do movimento municipalista aproveitou a oportunidade para orientar os gestores acerca da agenda da mobilização que segue com diversas atividades paralelas. Entre elas, uma reunião no TCU (Tribunal de Contas da União) para tratar de questões da saúde e da educação nos municípios.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.