Presidente do Comitê da Bacia do Paraguaçu visita Rio Utinga

O prefeito de Utinga/Ba, Joyuson Vieira(PSL), recebeu em seu gabinete na manhã deste sábado(18) por volta das 11:00h, o Presidente do Comitê da Bacia do Paraguaçu, o Sr. Evilásio Fraga, que veio exclusivamente conhecer de perto a realidade da crise hídrica do Rio Utinga. Participaram da reunião o Secretário de Agricultura Rafael Maia, o Cacique Payayá e membros do Grupo Cabeça, de Cabeceira do Rio.

Durante a conversa o prefeito Joyuson esclareceu a real situação que o município enfrenta, informando que o rio encontra-se totalmente assoreado e degradado e que precisa apenas do apoio do Governo Estadual e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para orientar as pessoas envolvidas na limpeza como fazer, ou seja, onde pode ser usado a mão de obra braçal ou os maquinários mais pesados. “Nós queremos provar para o governo que é possível fazer a água chegar lá em baixo, precisamos de um prazo de 15 dias para fazer isso, mas queremos também que o governador se sensibilize e suspenda a o lacramento das bombas, se a água não chegar, nós mesmos as lacraremos ”, disse Vieira. Já o Cacique Payayá, emocionado, fez um desabafo dizendo que há anos vem lutando pelo Rio Utinga e pela vida humana e que seus projetos são engavetados e ninguém toma providência para amenizar o gravíssimo problema enfrento pelos usuários e sobretudo os ribeirinhos.

A limpeza já vem sendo feita pelos agricultores e voluntários, com recursos próprios e apoio das prefeituras, e tem surtido efeito positivo, a água já está chegando a pontos que não havia mais correnteza, isto prova que o caminho é este, e que se o trabalho continuar a água chegará a sua foz em poucos dias. Outro agravante são os desvios de água ao longo do percurso do rio por diversos canais para abastecer lagoas, que estão fazendo com que a água perca força.

Após a reunião, o Sr. Evilásio fez questão de visitar o leito do Rio Utinga, começado pelo Parque Beira Rio, outro ponto crítico que estava sendo feita a limpeza, e seguiu até o local de captação de água que abastece o município de Lajedinho/Ba. Estava acompanhado do secretario de agricultura, Rafael Maia, do Cacique Payayá, o Grupo Cabeça e o diretor de comunicação Sandro Alcântara. Diante do cenário visto, Fraga se mostrou surpreso com o que viu e disse que não havia necessidade de lacramento de bombas, pois o rio tem potencial, mas está apenas abandonado, afirmando que a região tem um grande tesouro que precisa apenas de cuidados. Para ele com a quantidade de água que está descendo não entende porque não chega a sua foz. Segundo o presidente, a vazão de água na Região de Mucugê é muito menor do que a do Rio Utinga e nem por isso o município passa por crise hídrica. “Agora que estou ciente da situação, vou fazer estas informações chegarem até o governador para tomar as devidas providências”, disse Fraga.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
© 2012-17 - Chapada Noticias - Todos Direitos Reservados Tel (75)9 9951-9632