Onça é resgatada de árvore em quintal de casa, na Chapada Diamantina

onça-parda macho foi resgatada na sexta-feira (23) por uma equipe do Zoológico de Salvador, quando estava em cima de uma árvore, no quintal de uma casa em um povoado da cidade de Cafarnaum, e libertada no Parque Estadual do Morro do Chapéu.

O coordenador do Zoológico de Salvador, Vinícius Dantas, disse que teve conhecimento de que o animal estava preso na mangueira na quinta-feira (22), e foi até a Chapada Diamantina na sexta (23) à noite, quando fez a imobilização da onça.

Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA / Lençóis) fez a segurança da casa onde a onça estava presa, a fim de proteger o animal e moradores.

“Levei equipamento para anestesiar e dardos. Dei um único tiro anestésico nela e ela adormeceu em cima da árvore. Subimos na árvore e ela desceu através de uma corda. Nós fizemos a avaliação veterinária e vimos que a onça estava bem”, conta Vinícius.
Depois que o animal foi resgatado da árvore, o grupo seguiu para o Parque Estadual de Morro do Chapéu levada em um veículo, para ser libertada na natureza. “O animal desceu do veículo e saiu correndo depois que soltamos. O impacto para o animal foi mínimo e com total segurança para todos”, diz o veterinário.

Ele afirma que a onça, que é comum na região, pode ter ficado presa na árvore após ter se deslocado do ambiente natural. “É perda de habitat da fauna selvagem. Esses animais terminam, na verdade, sendo pressionados a sair das áreas naturais e invadir as áreas das nossas espécies”, avalia o veterinário.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:
© 2012-17 - Chapada Noticias - Todos Direitos Reservados Tel (75)9 9951-9632