Lajedinho tem estado de emergência decretado pela Defesa Civil

Foi decretado neste domingo (2), estado de emergência na cidade baiana de Lajedinho, na Chapada Diamantina. As 94 famílias que ficaram desabrigadas após a chuva forte que atingiu a cidade, na madrugada de sábado (1º), estão sendo levadas hoje (2) para novos imóveis, segundo informações o coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho.

Conforme Edmundo, os imóveis serão das famílias, não é aluguel ou empréstimo da prefeitura. As casas foram construída para as pessoas que ficaram desabrigadas por conta de uma chuva semelhante que atingiu Lajedinho e destruiu a cidade em dezembro de 2013. Na ocasião, 17 morreram e 600 ficaram sem suas casas. Além disso, estruturas de prédios públicos foram levadas pela enxurrada. No total, 231 casas serão direcionadas para as famílias, mas serão liberadas gradativamente.

A forte chuva causou uma tromba d’água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas.Até o momento não há registro de mortes ou feridos. “Foi uma tromba d’água igual a 2013. É a sétima vez que isso acontece. As duas vezes mais graves foram em 2013 e agora”, disse o coordenador da Defesa Civil. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na madrugada deste sábado choveu 150 milímetros em Lajedinho. O volume e a força da água assustaram os moradores durante cerca de três horas. Na última tragédia, em 2013, choveu 120 milímetros na cidade.

Conforme Edmundo Carvalho, algumas casas tiveram rachaduras e muitas famílias perderam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram prejuízos.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Paulo Luz, a prefeitura vai decretar estado de emergência por inundação e pedir homologação do governo do estado. Ainda há previsão de tempo fechado e possibilidade de chuva no decorrer deste domingo (2).

    SECA – Lajedinho teve o estado de emergência, por conta da seca, reconhecido pelo Ministério da Integração no dia 2 de fevereiro. O decreto vale até o dia 10 de julho. Conforme o coordenador da Defesa Civil da cidade, embora o volume de chuva tenha cido muito alto no município neste sábado, não choveu na zona rural do município, que vem sendo castigada pela estiagem. A chuva se concentrou na área urbana de Lajedinho.

    Foto: Defesa Civil de Lajedinho | Divulgação

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *