Itaberaba: Frota de veículos dobrou em cinco anos

É difícil circular pelo centro da cidade e não sentir uma certa dificuldade em atravessar uma rua, pilotar uma motocicleta ou dirigir um carro. A organização do trânsito em nossa cidade apresenta fortes indícios de que será um grande desafio para a administração municipal nos próximos anos.
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o número de automóveis nas ruas passou de pouco mais de dois mil no ano de 2005 para quase três mil e quinhentos veículos em 2010. Os números são mais alarmantes quando se fala em motocicletas as quais pularam de duas mil e seiscentas para quase seis mil em 2010.
Há ainda uma outra categoria de veículos que não dá para esquecer, as chamadas motonetas, mais conhecidas como cinquentinhas. Essas motos ganharam as ruas de tal maneira que as quase mil e quinhentas contabilizadas no censo 2010 foram visivelmente superadas. A missão agora é saber em que proporção.

Rua Ramiro Pimentel (na época mão dupla) próximo ao semáforo – ITABERABA 2004

Em números globais, circulavam em Itaberaba pouco mais de cinco mil veículos e esses em 2010 alcançaram a marca de dez mil e seiscentos entre todas as categorias.

Rua Ramiro Pimentel na altura da bifurcação com a Rubens Ribeiro – ITABERABA 2012

Infelizmente, a administração municipal tem trabalhando de modo muito moroso com a questão do trânsito. Mesmo com o visível aumento da frota, a superintendência de trânsito ainda não pode funcionar em sua plenitude e pouco ou quase nada foi feito para melhorar a fluidez do tráfego, muito pelo contrário, tem se criado um exagero de quebra-molas e a impressão que dá é de praticamente um a cada 100 metros. Isso tem gerado reclamação por parte dos condutores, pois esses redutores poderiam ser facilmente substituídos por medidores eletrônicos de velocidade sem a necessidade de construir verdadeiros obstáculos nas vias que só prejudicam a população e não pune os infratores.
Em fim, há também problemas de ordem educacional onde os próprios motoristas não contribuem para um transito melhor, quando não estacionam sem a menor preocupação com as regras estabelecidas pela lei, eles abandonam os veículos em fila dupla causando transtornos para quem deseja circular pela via.

Últimas Postagens do Chapada Notícias
    Praça Flávio Silvany sentido Rua Rubens Ribeiro – ITABERABA 2012

    Os bancos estão anunciando cada vez mais incentivos para aquisição de novos veículos. Os sintomas são de que a situação nas ruas vai piorar dia após dia. Para a próxima gestão fica a esperança de que venham melhorias e a expectativa em reverter a situação enquanto ela ainda não está caótica.

    Foto e Redação : Repórter Policial

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.