Equipamentos de última geração são entregues a agricultores familiares da Chapada Diamantina

Em visita ao município de Barra da Estiva, no Território de Identidade Chapada Diamantina, neste sábado (12), o governador Rui Costa autorizou a implantação de uma unidade de beneficiamento de morango que contará com investimento de R$ 383,8 mil, realizou a entrega de oito tratores com implementos agrícolas e dez micro tratores a entidades representativas da agricultura familiar.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, destacou a parceria do Governo do Estado com os deputados estaduais, via emendas parlamentares, para o fortalecimento da mecanização rural baiana e que, Barra da Estiva desponta como município de referência na produção de morango.

“A entrega dessas máquinas é uma certificação para nós que é possível beneficiar muitos agricultores de acordo com a sua necessidade, isso me deixa muito curioso de como vai ser a receptividade e resultado na utilização dos micro tratores, pois com o recurso de um trator grande, é possível adquirir 10 do menor, mas saliento que isso não quer dizer, que deixaremos de beneficiar associações e cooperativas que precisam de um equipamento maior”, pondera o secretário da SDR.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Sobre o morango, Rodrigues disse que “vamos ter no final do mês a Feira Baiana da Agricultura Familiar, Economia Solidária e Reforma Agrária (VII FEBAFES) e a qualidade do morango de Barra da Estiva será um dos carros chefe de nossa mostra”.

    A implantação da unidade de beneficiamento vai garantir a qualidade pós-colheita do morango comercializado in natura, reduzindo perdas para os produtores. Serão beneficiadas diretamente 33 famílias, com a construção do empreendimento, a expectativa é que o número de beneficiados chegue a aproximadamente 170 novos produtores de morango. “Isso é tudo que precisávamos, pois o sonho da gente é construir essa unidade que vai promover transformação e agregação de valor a nossa produção de morango” afirma o presidente da Associação dos Produtores de Morango e Hortifrutis da Chapada Diamantina (ASPROMH), Denevaldo Carvalho Cruz

    Inovação e Tecnologia
    O coordenador de Mecanização Agrícola da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Luis Carlos Ramos, pontuou que em todas as entregas que o governo fez os agricultores familiares receberam equipamentos de última geração. “Estamos realizando uma distribuição de máquinas de ponta, a exemplo do arado hidráulico reversível, que proporciona a diminuição de tempo de preparo do solo e economia de recurso. O agricultor segue preparando a terra e já volta preparando o outro lado, com o arado fixo isso não era possível, o tempo de trabalho era o dobro e o custo também”, explica.

    Segundo Ramos, os tratores grandes vêm com uma tecnologia chamada memorizador de regulagem de implementos, ou seja, isso significa que o agricultor familiar pode parar e voltar ao trabalho de manejo do solo, sem a necessidade de regular novamente a altura do implemento, para qualquer tarefa de preparo da terra.

    Os tratores contribuirão para execução das operações agrícolas em tempo hábil, possibilitando, assim, às famílias uma maior produtividade, com consequentes melhorias de condições de sustentabilidade e renda. “A chegada dessa máquina é um avanço para nossa comunidade, pois antes no preparo do solo alugávamos o trator a R$150 reais a hora, agora tudo será diferente”, informa a presidente da Associação do Bigó, município de Ituaçu.
    1478978990palmas_foto_andre_f
    Para presidente da Associação de Queimadas I, do município de Iraquara, Inês dos Santos, “sonhamos a um tempo com essa conquista, de ter essa máquina na roça, que vai beneficiar diretamente ei indiretamente mais de 200 famílias. Vamos agilizar o serviço na lavoura”, comemora.

    As instituições que receberam tratores microtremores pertencem aos seguintes municípios: Bonito, Souto Soares, Ituaçu, Tanhaçu, Livramento de Nossa Senhora, Iraquara e Barra da Estiva, Andaraí, Marcionílio Souza, Itaetê, Rio de Contas, Abaíra.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *