Conferência Municipal de Educação foi realizada com sucesso em Itaberaba

Itaberaba sediou nos dias 28 e 29 de maio a II Conferência Municipal de Educação 2013, que teve como tema central “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”. Essa palestra de abertura, na noite de terça-feira (28), foi feita pela conferencista Ana Lúcia Gomes da Silva.
A presidente do Conselho Municipal de Educação de Itaberaba, Telma Mascate, explica que o objetivo da conferência – que reuniu aproximadamente 150 pessoas no auditório da Escola Municipal Paulo Freire – é o de discutir com a sociedade proposições relacionadas à Educação para que sejam aprovadas e enviadas à Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014), que acontecerá em fevereiro no Distrito Federal.

“Considero que a realização da conferência – trabalho conjunto da Secretaria Municipal de Educação com a Diretoria Regional de Educação (Direc 18) – constituiu-se em sucesso. Ela foi realizada em cumprimento às determinações do Fórum Nacional da Educação e legitimada pelo decreto municipal 317, de 30 de abril de 2013, do prefeito João Filho, convocando essa conferência”, informa Eliana Morais, secretária de Educação de Itaberaba.

Dos 7 temas previstos pelo Conae, Itaberaba escolheu debater o eixo 3, “Educação, trabalho, e desenvolvimento sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, e Meio Ambiente”, que mais se relaciona com as questões ligadas ao Território do Piemonte Paraguaçu, onde o município está inserido. A palestra, realizada na manhã de quarta-feira (29), foi conduzida pela conferencista Maria Antonia de Brandão Andrade. “Queremos estar integrados ao Sistema Nacional de Educação (SNE) com professores valorizados e escolas equipadas, garantindo o acesso e a permanência do aluno à uma rede municipal de ensino com maior qualidade”, argumenta Telma Mascate.

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.