Após chuva forte, desabrigados de Lajedinho são levados para imóveis

As famílias que ficaram desabrigadas após a chuva forte que atingiu a cidade baiana de Lajedinho, na Chapada Diamantina, na madrugada de sábado (1º), foram levadas, aos poucos, para novos imóveis, segundo informações o coordenador da Defesa Civil do município, Edmundo Carvalho, neste domingo (2). A chuva forte causou uma tromba d’água no rio Saracura, que invadiu a cidade e deixou casas e ruas alagadas. Não há registro de mortes ou feridos. Ainda segundo a Defesa Civil, foi decretado neste domingo, situação de emergência na cidade.
Conforme Edmundo, os imóveis serão das famílias, não é aluguel ou empréstimo da prefeitura. Eles foram construídos para as pessoas que ficaram desabrigadas por conta de uma chuva semelhante que atingiu Lajedinho e destruiu a cidade em dezembro de 2013. Na ocasião, 17 morreram e 600 ficaram sem suas casas. Além disso, estruturas de prédios públicos foram levadas pela enxurrada.


Edmundo explicou que, no total, são 231 casas. Inicialmente foram liberadas 94 casas para atender emergencialmente as pessoas que ficaram desabrigadas com a chuva da madrugada de sábado. No período da tarde deste domingo, o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota informou a liberação dos outros 137 imóveis.
“Ficamos preocupados com invasão e as casas já estavam prontas. Então tive uma reunião com um representante da Caixa [Econômica Federal] para viabilizarmos as casas. Ainda não há sistema de esgotamento sanitário, nem de água, mas o empreteiro da Caixa nos informou que em 15 dias, o esgotamento estará concluído. E a água, estamos fazendo o reforço com carros-pipa”, explicou.

O G1 tentou, mas não conseguiu contato com a Caixa Econômica Federal, responsável pelos imóveis.
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), na madrugada de sábado choveu 150 milímetros em Lajedinho. O volume e a força da água assustaram os moradores durante cerca de três horas. No dia da tragédia, em 2013, choveu 120 milímetros na cidade.

Últimas Postagens do Chapada Notícias

    Conforme Edmundo Carvalho, com a chuva da madrugada de sábado, algumas casas tiveram rachaduras e muitas famílias perderam bens materiais, como móveis e eletrodomésticos. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram prejuízos. Em um mercadinho, produtos foram levados pela chuva e ficaram espalhados. A água chegou a alcançar 1,5 m em algumas residências.

    Chuva na cidade

    No sábado, a chuva em Lajedinho foi mais fraca do que durante a madrugada. Ao longo da tarde, estiou, mas a chuva voltou a cair por volta das 17h30, segundo contou Edmundo Carvalho. A manhã deste domingo na cidade foi de tempo nublado, mas sem chuva. Com a situação, a prefeitura aproveitou para continuar a limpeza no município, que começou no sábado, quando havia muita lama pelas ruas.

    Neste domingo, ainda é possível notar lama por algumas ruas de Lajedinho, só que menos do que no sábado. Foi preciso um trator para limpar o local. A previsão de tempo para a cidade neste domingo é de possibilidade de chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na cidade varia entre 17°C e 33°C.

    AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *